Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Skip nav

Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa - 2022 SEAGULL - Seeking Epidemiological and Virological Answers

Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa - 2022

Destaque

14.12.2022 - A FCT divulgou os resultados finais do Concurso para a Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa 2021. (ver Notícia).

17.11.2022 - FCT anunciou os resultados provisórios do Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa 2022. Foram atribuídas 10 bolsas. (ver Notícia).

03.10.2022 - Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa – 2022 recebeu 42 candidaturas (ver Notícia).

01.09.2022 – Estão abertas até 29 de setembro as candidaturas ao Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa - 2022. (ver Notícia)

17.08.2022 - Nota Informativa - Considerando a necessidade de privilegiar o reconhecimento do mais elevado mérito na formação avançada e na investigação financiadas através de fundos públicos, nacionais e europeus, espelhada na competitividade de que se revestem habitualmente os financiamentos FCT, e tendo em conta i) a disponibilidade orçamental atual e previsível, e ii) o número de candidaturas e bolsas atribuídas associado ao concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa 2021, dá-se conta que, por despacho de S.Exa. a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi homologada a abertura de candidatura para um total de 10 (dez) Bolsas de Investigação para Doutoramento no âmbito da edição de 2022 deste concurso. Assim, e em consequência do referido despacho, determinou o Conselho Diretivo da FCT, I. P. que o parágrafo inicial do Aviso de Abertura de Concurso para atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa 2022 passa a ter a seguinte redação: «A Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT), em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), abre concurso para atribuição de 10 (dez) bolsas de investigação, adiante designadas por Bolsas de Investigação para Doutoramento, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI), nas suas atuais redações». Pode consultar aqui a versão integral do Aviso de Abertura na redação atual.

Visão Geral e Objectivos

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT), em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), anuncia a abertura do concurso para atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa – 2022 SEAGULL – Seeking Epidemiological and Virological Answers. O concurso é orientado para a obtenção de novos conhecimentos que permitam criar competências para respostas a fenómenos virológicos, incluindo pandémicos, e que venham a traduzir-se em medidas de prevenção eficientes, melhores cuidados de saúde e a um apoio efetivo aos cidadãos.

O concurso contemplará candidaturas em qualquer área científica que contribuam para os seguintes objetivos e áreas de conhecimento:

  1. Epidemiologia e fatores de risco de infeção e doença grave por vírus;
  2. A interação Homem-animal, mecanismos de resistência e de transmissão interespécies dos vírus, e risco de pandemias;
  3. Estratégias de prevenção e preparação para novas epidemias de origem virológica, incluindo vacinas;
  4. Abordagens inovadoras, incluindo novos métodos e novas tecnologias, para o diagnóstico de doenças virológicas;
  5. Caracterização dos mecanismos de infeção viral;
  6. Caracterização da resposta do hospedeiro, imunológica celular e serológica, à infeção por vírus, impacto da idade e comorbilidades;
  7. Desenvolvimento de novas terapias e de novas abordagens terapêuticas, incluindo equipamentos de suporte de vida e de proteção individual para o combate a doenças virológicas;
  8. Repercussões da infeção viral na saúde materna e no recém-nascido;
  9. Impacto psicológico e alterações de comportamento associados a epidemias ou pandemias de origem virológica.

Destinatários e Elegibilidade

No âmbito do Concurso para atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa – 2022 serão atribuídas 10 bolsas de investigação para doutoramento destinadas a financiar a realização, pelo bolseiro, de atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor que se enquadrem no âmbito do concurso e contribuam para os seus objetivos.

As atividades de investigação poderão ser realizadas em qualquer ambiente de produção e difusão de conhecimento, nacional ou internacional.

O plano de trabalhos poderá decorrer integralmente ou de forma parcial numa instituição nacional (bolsa no país ou bolsa mista, respetivamente), ou decorrer integralmente numa instituição estrangeira (bolsa no estrangeiro); neste último caso será necessário explicitar claramente os motivos pelos quais a bolsa deverá decorrer exclusivamente no estrangeiro. No caso de bolsa mista, o período do plano de trabalhos que decorra numa instituição estrangeira não pode ser superior a 24 meses.

Podem candidatar-se cidadãos nacionais, cidadãos de outros estados-membros da União Europeia, cidadãos de estados terceiros, apátridas ou cidadãos beneficiários do estatuto de refugiado político.

Para concorrer é necessário:

  • Residir em Portugal de forma permanente e habitual, caso o plano de trabalhos da bolsa requerida decorra, total ou parcialmente, em instituições estrangeiras (bolsas mistas ou no estrangeiro), requisito aplicável tanto a cidadãos nacionais como a cidadãos estrangeiros.
  • Não ter beneficiado de uma bolsa de investigação para doutoramento ou de doutoramento em empresas diretamente financiada pela FCT, independentemente da sua duração.
  • Não ser detentor do grau de doutor.

Financiamento

Os candidatos selecionados recebem subsídios de manutenção mensal de acordo com os valores fixados no Regulamento e outros complementos de bolsa, tais como propinas, apoio a atividades de formação complementar ou apresentação de trabalhos em reuniões científicas, seguro de acidentes pessoais e, quando aplicável, subsídios de instalação e viagem.

A duração das bolsas é, em regra, anual, renovável até ao máximo de meses solicitado em candidatura, não podendo ser concedida bolsa por um período inferior a 3 meses consecutivos nem superior a 48 meses.

Como concorrer

As candidaturas são submetidas eletronicamente, utilizando o formulário disponível, a partir do dia 1 de setembro de 2022, no portal MyFCT. Cada candidato poderá apresentar apenas uma única candidatura a concurso.

Antes da submissão de candidatura recomenda-se a leitura dos seguintes documentos: Aviso de Abertura, Anexo I ao Aviso de Abertura (Guião de Avaliação), Guião de Candidatura, Estatuto do Bolseiro de Investigação e Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT.

Avaliação

A avaliação das candidaturas é efetuada por um painel de avaliação envolvendo peritos de mérito científico e experiência reconhecida. As candidaturas são pontuadas de zero (0,000 classificação mínima) a cinco (5,000 classificação máxima) em três critérios de avaliação:

  1. mérito do candidato;
  2. mérito do plano de trabalho;
  3. mérito das condições de acolhimento.

Os três critérios de avaliação terão a ponderação de 40%, 40% e 20%, respetivamente.

O mérito do candidato é avaliado tendo por base dois subcritérios: percurso académico, com ponderação de 50%, e currículo pessoal, também com ponderação de 50%.

A apreciação do currículo pessoal do candidato é realizada de forma integrada, partindo de uma visão global do mérito do seu percurso científico e profissional.

A avaliação do plano de trabalhos e das condições de acolhimento tem por base a avaliação qualitativa do painel, devidamente fundamentada.

As candidaturas serão ordenadas de acordo com a média ponderada de classificação nos três critérios.

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento, no Aviso de Abertura do Concurso e nos Guiões de Avaliação e Candidatura aplicáveis ao Concurso.

Prazos e datas Importantes

O concurso está aberto entre 1 de setembro e as 17:00H (hora de Lisboa) de 29 de setembro de 2022.

Contactos

Para questões relacionadas com a candidatura e respetivo formulário, no período do concurso, deverá contactar-nos através do e-mail info.bolsas@fct.pt.

Para esclarecimento de dúvidas sobre a criação e gestão de CVs, a plataforma do CIÊNCIAVITAE dispõe de um helpdesk a que pode aceder através do endereço: info@cienciavitae.pt.