Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Skip nav

HBM4EU

Cooperação Internacional


HBM4EU – Iniciativa Europeia em Biomonitorização Humana


A iniciativa HBM4EU foi um Programa Europeu Conjunto (EJP, European Joint Programme) com o objetivo de coordenar e promover o avanço da biomonitorização humana na Europa (2017-2022). O consórcio foi formado pela Agência Europeia do Ambiente, por 42 instituições beneficiárias de 30 países europeus (dos quais 24 são Estados-Membros) e mais de 70 entidades associadas designadas Linked Third Parties (LTP). O programa beneficiou de um cofinanciamento pela Comissão Europeia de até 70% dos custos totais elegíveis.

A FCT desenvolveu as suas atividades no HBM4EU como Ponto de Contacto para a National Hub Portuguesa em Biomonitorização Humana, estabelecida no âmbito do programa HBM4EU. Como National Hub Contact Point (NHCP), a FCT coordenou as respostas às solicitações dos líderes dos pacotes de trabalho do HBM4EU, contribuindo para atividades respetivas. Juntamente com as outras instituições nacionais da National Hub, a FCT tem coorganizado os workshops sobre Biomonitorização Humana em Portugal.


Objetivos do programa

Os objetivos gerais do programa consistiram em:

  • avaliar a exposição humana a agentes químicos na Europa, com vista a uma melhor compreensão do seu impacto na saúde e à melhoria da avaliação dos riscos químicos;
  • desenvolver competências para estabelecer uma Plataforma Europeia de Biomonitorização Humana, a qual terá como objetivo harmonizar as atividades de biomonitorização humana nos países envolvidos, com vista à obtenção de dados comparáveis, a nível europeu, acerca da exposição humana a agentes químicos;
  • estabelecer um diálogo com os decisores políticos, de modo a garantir que os resultados possam ser utilizados para apoiar o desenvolvimento de políticas, avaliar a eficácia das políticas já existentes e desenvolver medidas com vista à redução da exposição a agentes químicos tóxicos.

Participação portuguesa no HBM4EU

A participação de Portugal neste programa foi assegurada pelas seguintes entidades:

  • Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT, I.P.), Programme Owner/Manager, signatário;
  • Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P. (INSA), Programme Manager, signatário;
  • Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA), Programme Owner, não-signatário;
  • Direção-Geral da Saúde (DGS), Programme Owner, não-signatário, Linked Third Party;
  • Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa (FMUL), Linked Third Party;
  • Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), Linked Third Party;

NATIONAL HUB – PORTUGAL

Cada país envolvido teve que criar as condições para o desenvolvimento de uma National Hub em Biomonitorização Humana, que respondeu às solicitações dos líderes dos pacotes de trabalho da iniciativa HBM4EU. Em Portugal, no âmbito do HBM4EU, a National Hub foi constituída pelas entidades acima indicadas, tendo como propósito acompanhar e gerir a participação portuguesa na iniciativa HBM4EU e levar à criação e desenvolvimento das bases de uma plataforma nacional de biomonitorização humana.

Ponto de contacto da National Hub – Portugal (no HBM4EU):
Rita Cavaleiro (FCT)


Países participantes

Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Reino Unido, República da Macedónia do Norte, Suécia, Suíça.


Contactos

Rita Cavaleiro
Rita.Cavaleiro@fct.pt
Tel: (+351) 213 911 541

Marta Abrantes
Marta.Abrantes@fct.pt
Tel: (+351) 213 911 596

Sítio do HBM4EU

https://www.hbm4eu.eu/


Esta iniciativa recebeu financiamento do programa para a investigação e inovação da União Europeia Horizonte 2020, ao abrigo do contrato de subvenção n° 733032.