Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Skip nav

Cooperação Internacional


Infraestruturas de investigação europeias


O que são as infraestruturas de investigação?

As infraestruturas de investigação conduzem e apoiam atividades de investigação de excelência nos diversos domínios científicos. As infraestruturas de investigação incluem instalações, equipamentos, recursos ou serviços de natureza única, identificados pelas comunidades científicas. Podem também incluir equipamentos científicos, recursos científicos como coleções, arquivos e dados científicos, infraestruturas eletrónicas como sistemas de dados e de computação e redes de comunicação, e quaisquer outras ferramentas essenciais para alcançar a excelência em investigação e inovação.

As infraestruturas europeias de investigação têm um papel crucial na produção de conhecimento e inovação que contribua para dar resposta aos atuais desafios ambientais, societais e económicos europeus e até globais.


O que é o ESFRI?

O ESFRI - Fórum Estratégico Europeu para as Infraestruturas de Investigação, pretende guiar, através de uma visão estratégica de longo termo, o estabelecimento de um ecossistema sustentável e eficiente de infraestruturas de investigação na Europa, maximizando o impacto dos investimentos nacionais e europeus. A mais recente revisão do Roteiro ESFRI foi publicada em dezembro de 2021 e inclui 63 infraestruturas de investigação europeias. Para mais informação, consulte a página do ESFRI no site da FCT e o site do ESFRI.


Quais são as infraestruturas de investigação europeias em que Portugal participa?

Portugal é membro de várias infraestruturas de investigação europeias já estabelecidas como entidades legais independentes (Tabela 1); a comunidade nacional também mantém colaborações com outras infraestruturas e projetos de infraestruturas, incluídos no Roteiro ESFRI (Tabela 2). Estas colaborações são geralmente estabelecidas pelas infraestruturas nacionais presentes no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação, por redes nacionais de instituições científicas ou por instituições científicas singulares.

As infraestruturas de investigação europeias têm acesso competitivo a financiamento através de concursos do Programa-Quadro da Comissão Europeia (atualmente “Horizonte Europa”). Em Portugal, a rede PERIN (Portugal in Europe Research and Innovation Network) faz a promoção da participação da comunidade científica nacional em todos os futuros concursos do Horizonte Europa.

Portugal participa também no Grupo de Trabalho EU-LAC sobre Infraestruturas de Investigação. Este grupo visa a promoção de colaborações entre infraestruturas de investigação da União Europeia e da América Latina e Caribe. Neste âmbito, a FCT participa ainda no projeto europeu ResInfra: Towards a new EU-LAC partnership in Research Infrastructures.


Contactos

Representação em infraestruturas de investigação europeias:
Andreia Feijão, andreia.feijao@fct.pt
Daniel Carapau, daniel.carapau@fct.pt
Joana Pinheiro, joana.pinheiro@fct.pt
Marta Abrantes, marta.abrantes@fct.pt

Delegação nacional ao ESFRI:
Marta Abrantes, marta.abrantes@fct.pt
Andreia Feijão, andreia.feijao@fct.pt

Delegação nacional no programa das Infraestruturas de Investigação do Horizonte Europa:
Marta Abrantes, marta.abrantes@fct.pt
Daniel Carapau, daniel.carapau@fct.pt

Representação nacional no Grupo de Trabalho EU-LAC sobre Infraestruturas de Investigação:
Marta Abrantes, marta.abrantes@fct.pt

Atualizado em agosto 2022