Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Skip nav

ERA-MIN 3

Cooperação Transnacional

ERA-MIN3

Implementação duma coordenação de programas de investigação e de inovação em matérias-primas a nível europeu de modo a fortalecer a competitividade da indústria e a mudança para a economia circular.

ERA-MIN3 é a ERA-NET Cofund em matérias-primas, apoiada pelo Horizonte 2020 da Comissão Europeia, teve início a 1 dezembro de 2020 e tem duração de cinco anos, é coordenada pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal).

ERA-MIN3 é uma rede pan-Europeia de programas de financiamento de investigação e inovação, formada por 25 organizações públicas de 16 países Estados-Membros (Alemanha, Bélgica, Bulgária, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia e Suécia), três regiões Estados-Membros (Flandres-Bélgica, Valónia-Bélgica e Navarra-Espanha), um País Associado (Turquia) e três países terceiros (África do Sul, Brasil e Canadá-Québec).

Baseada na experiência dos projetos europeu ERA-MIN (2011-2015) e ERA-MIN 2 (2016-2022), ERA-MIN3 tem como objetivo reforçar e consolidar a coordenação de programas de investigação e inovação na área das matérias-primas não energéticas, não agrícolas (minerais metálicos, de construção e industriais), de acordo com a estratégia integrada europeia Iniciativa Matérias-Primas, com o Plano de Implementação Estratégico da Parceria Europeia de Inovação Matérias-Primas e agenda de investigação da ERA-MIN.

Através da implementação de, no mínimo, dois Concursos Conjuntos para projetos transnacionais colaborativos de investigação e inovação, a ERA-MIN3 irá apoiar a investigação orientada para as necessidades em recursos primários, recursos secundários e substituição de matérias-primas críticas, numa abordagem de economia circular, bem como em temas transversais, como, por exemplo, a mitigação dos impactos ambientais e a sensibilização da opinião pública. O principal objetivo desta atividade é dar à comunidade de investigação e inovação a oportunidade de se candidatar a financiamento coordenado a nível global, acedendo a conhecimento de ponta e novos mercados e reduzindo a fragmentação do financiamento em investigação e inovação a nível da Europa e globalmente.

PORTAL DA ERA-MIN.

Anúncio ERA-MIN Concurso Transnacional Conjunto 2023

Destaques – Datas importantes

7 dezembro 2022: Publicação do edital do concurso.

14 dezembro 2022, 13:30-15:30 (hora Lisboa): Webinario Lançamento do Concurso Transnacional Conjunto ERA-MIN 2023. Pré-registo é necessário.

30 março 2023, 16:00 (hora Lisboa): Data limite para a submissão das propostas.

17 outubro 2023: Data prevista para a comunicação dos projetos selecionados.

1 abril 2024: Data limite para início dos projetos selecionados.

Veja o anúncio do concurso transnacional conjunto aqui.

A ERA-MIN disponibiliza uma Ferramenta Eletrónica para facilitar a construção de consórcio nos sub-tópicos do concurso 2023 e apresenta uma lista de ofertas/procuras de parceiro. Consulte aqui.

ERA-MIN Dashboard – Mapa Interativo que permite pesquisar todos os projetos financiados por país, tópico, setor e palavra-chave desde 2013.

Por favor consulte esta página com regularidade para seguir notícias e/ou atualizações.

ERA-MIN CONCURSO CONJUNTO 2023 – MATÉRIAS-PRIMAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A ECONOMIA CIRCULAR

O âmbito do concurso conjunto é o da investigação orientada para as necessidades de matérias-primas não-combustíveis e não-alimentares (minerais e metais primários e secundários), abordando uma ou várias áreas da economia circular. Como objetivo global, a investigação proposta deve demonstrar claramente o potencial para promover o fornecimento, processamento, produção, consumo e reciclagem sustentáveis e responsáveis de matérias-primas primárias e secundárias numa economia circular, tendo também em conta aspetos não tecnológicos apropriados, como questões ambientais, sociais, de saúde e de economia circular.

    • PAÍSES/REGIÕES PARTICIPANTES:
    • Bélgica-Flandres, Bélgica-Wallonia, Bulgária, Canadá-Québec, República Checa, Estónia, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Eslováquia, África do Sul, Espanha, Espanha-Navarra, Espanha-País Basco, Suécia e Turquia.
    • Organizações de países que não participaram no concurso podem ser “parceiros associados” e fazer parte de consórcio, desde que declarem a existência de fundos próprios que financiem as suas atividades do projeto.

    • COMO CANDIDATAR-SE
    • 1 - Consultar os Documentos do Concurso na caixa que se encontra à direita (em constante atualização). Todos os documentos necessários à elaboração da candidatura estão disponíveis no Portal do ERA-MIN3 e na Plataforma do Sistema de Submissão Electrónica.
    • 2 - Consultar os Documentos Nacionais disponíveis na caixa à direita. Ler também os regulamentos de financiamento nacionais/regionais específicos dos países participantes envolvidos no seu consórcio (incluindo o português). Parceiros não elegíveis podem levar à rejeição de todo um consórcio.
    • 3 - Aceder à plataforma de submissão online e registar-se como coordenador.
    • 4- Cada entidade portuguesa (Parceira e/ou Coordenadora) tem de enviar para o Ponto de Contacto Nacional duas Declarações de Compromisso devidamente assinadas, datadas e carimbadas pelo(a) Investigador Responsável e pelo(a) Representante Legal da Instituição Portuguesa candidata, até 10 dias úteis após o prazo limite para submissão de pré-propostas. A FCT pode, posteriormente, solicitar o original deste documento.

    • COMPROMISSO FINANCEIRO DA FCT E NORMA DE FINANCIAMENTO (PORTUGAL APENAS)
    • Compromisso nacional para o concurso:: 500 000 Euros
    • Projetos de duração 24-36 meses: Máximo de financiamento para uma proposta coordenada por Portugal: 250 000 Euros
    • Projetos de duração 24-36 meses Máximo de financiamento para uma proposta com participação Portuguesa: 150 000 Euros
    • Projetos de duração 12-18 meses: Máximo de financiamento: 50 000 Euros

    • Nota: Se no consórcio existir mais do que uma instituição portuguesa, a verba terá de ser partilhada entre o número de instituições participantes. O financiamento das instituições portuguesas tem de obedecer à legislação, regulamentos e normas da FCT. A dedicação (ETI) a projetos transnacionais não é contabilizada para o máximo de 100% de dedicação (ETI) aos projetos nacionais.

    • Concurso cofinanciado pela UE - 2021 (encerrado)
    • 24 Organizações de Financiamento de 19 países participantes e 3 regiões:
    • Bélgica-Flandres, Bélgica-Wallonia, Bulgária, Canadá-Québec, República Checa, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Eslováquia, África do Sul, Espanha, Espanha-Navarra, Suécia e Turquia.
    • Orçamento Total: 19.5 milhões de euros
    • 22 Projetos Transnacionais Financiados
    • 5 Projetos com Participação Portuguesa, dos quais 2 coordenados por Portugal

Contactos

Stefano Amaral
stefano.amaral@fct.pt
Tel: (+351) 213 924 396

Dina Carrilho
dina.carrilho@fct.pt
Tel: (+351) 213 924 381

FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126, 7º
1249 – 074 Lisbon
Portugal
Esta iniciativa recebeu financiamento do programa para a investigação e inovação da União Europeia Horizonte 2020 ao abrigo do contrato de subvenção N°101003575