Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Skip nav

Infraestruturas de Investigação

Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação

Em destaque

07.01.2022 - A FCT informa que o período para respostas à Manifestação de interesse relativa ao Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação (RNIE) foi prolongado até ao próximo dia 17 de Janeiro, 2ª feira (até às 23:59 horas, de Lisboa). Quaisquer pedidos de esclarecimentos adicionais devem ser feitos para o endereço avaliacao.roteiro@fct.pt até ao final do dia 13 de janeiro, 5ª feira.

26.11.2021 – A FCT esclarece que, no âmbito da Manifestação de Interesse relativa ao RNIE, deve ser submetida apenas uma resposta respeitante a cada infraestrutura do RNIE. No caso das instituições que pretendam integrar uma infraestrutura já existente, deverão entrar em contacto com o Coordenador da mesma. A lista completa das infraestruturas do RNIE, com indicação dos respetivos Coordenadores, pode ser encontrada aqui.

18.11.2021 - Já está disponível o formulário para resposta à Manifestação de Interesse relativa ao RNIE, a decorrer entre 18 de novembro de 2021 e 11 de janeiro de 2022. Uma versão do formulário completo em PDF pode ser descarregada aqui. Para apoio ao preenchimento do formulário, as questões devem ser remetidas por email para: avaliacao.roteiro@fct.pt.

26.10.2021 - No âmbito da preparação do próximo ciclo de financiamento das infraestruturas de investigação do Roteiro Nacional (RNIE), que terá lugar através do programa Portugal 2030, a FCT anuncia um período para Manifestação de Interesse relativa ao RNIE, tendo em vista a sua atualização, modernização e reforço para o período 2022-2027. Consultar aviso aqui. O formulário para resposta a esta Manifestação de Interesse estará disponível entre 18 de novembro de 2021 e 11 de janeiro de 2022.

03.06.2020 - A FCT procedeu à atualização do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico – RNIE.
(disponível aqui)

12.05.2020 - Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação (lista atualizada)

12.05.2020 - Foi publicado, a 05/05/2020, o Despacho n.º 5220/2020 do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que procede à atualização do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE).

24.04.2020 - Foi publicado, a 24/04/2020, o Despacho n.º 4958/2020 do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que procede à atualização do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE).

16.10.2019 - Foi publicado, a 26/08/2019, o Despacho n.º 7557/2019 do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que procede à atualização do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE).

22.04.2019 - Foi publicado, a 16/4/2019, o Despacho n.º 4157/2019 do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que emite orientações destinadas à Fundação para a Ciência e a Tecnologia para a atualização do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE). Brevemente serão disponibilizadas mais informações nesta página.

16.05.2016 - Candidaturas a financiamento das Infraestruturas de Investigação que integram o Roteiro Nacional. As 39 infraestruturas incluídas no Roteiro devem submeter uma candidatura no Portal Balcão 2020, de acordo com as instruções publicadas no Aviso de Abertura. Mais informação no website do Portugal 2020. (Encerrado)

16.12.2014 - Resultados do Concurso para criação de um Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação:
Resumo dos resultados
(pdf) | Lista de classificação final (xlsx)

A FCT apoia infraestruturas de investigação de interesse estratégico, que sustentem avanços científicos e tecnológicos e reforcem a capacidade da comunidade de I&D em Portugal, por forma a fomentar a sua participação ativa em projetos europeus e internacionais.

Por “Infraestrutura de Investigação” entende-se as plataformas, recursos e serviços associados, que as comunidades científicas utilizam para desenvolver investigação de ponta e inovação em áreas científicas específicas, desde as Ciências Sociais, às Engenharias e às Ciências da Vida. Inclui equipamento científico de grande porte, conjuntos de instrumentos científicos, coleções e outros recursos baseados no conhecimento, arquivos e dados científicos, sistemas computacionais e de programação, redes de comunicação que promovam o acesso aberto digital, bem como outras infraestruturas de natureza única essenciais para atingir a excelência na investigação e na inovação.

Fulcral para qualquer Infraestrutura de Investigação é a capacidade de prestar serviços às comunidades científica, educacional, empresarial e industrial.

Com este objetivo, a FCT lançou, em 2013, um concurso para a criação do Roteiro Nacional das Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE). O concurso lançado pela FCT permitiu mapear e avaliar as infraestruturas de investigação nacionais, identificar áreas prioritárias de interesse nacional e incluir Portugal no grupo de países europeus que têm produzido os seus roteiros nacionais, alinhados com o Fórum Estratégico Europeu para as Infraestruturas de Investigação (ESFRI, em inglês), criado em 2002.

São 40 as infraestruturas incluídas no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico para 2014-2020. O processo de criação e apoio às infraestruturas do Roteiro engloba três fases:

  • Próximas fases, revisão e atualização do Roteiro

    A implementação do Roteiro e a sua revisão devem ter em conta um mapeamento detalhado das necessidades, ofertas e lacunas existentes nas diferentes áreas científicas, no pressuposto de que as infraestruturas de investigação devem assegurar os meios necessários à realização de investigação de elevada qualidade e internacionalmente competitiva.

    Para a realização desta análise, a FCT promoverá a criação de grupos de trabalho correspondentes a cada uma das áreas temáticas do concurso do RNIE. Estes grupos de trabalho articularão de forma estreita as suas atividades com um Comité de Acompanhamento das Infraestruturas de Investigação internacional, especialmente designado para acompanhamento da implementação do Roteiro.

    Os relatórios das atividades dos grupos de trabalho e os pareceres do Comité de Acompanhamento serão tomados em consideração na próxima revisão/atualização do RNIE.

    Os contributos de toda a comunidade científica são críticos para o processo de revisão do Roteiro. A FCT assume o compromisso de apoiar as equipas na elaboração de novas candidaturas a concurso, em resultado do trabalho que vier a ser efetuado pelos grupos de trabalho e dos pareceres do Comité de Acompanhamento.