Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Skip nav

Ministério da Saúde
Compromisso com a Ciência

Bolsas e subsídios à formação avançada

Formação Avançada em Investigação Clínica
Internos–Doutorandos

Edital

No âmbito da colaboração entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Ministério da Saúde, e na sequência da publicação do Regulamento dos Internos Doutorandos (Portaria nº172/2008 de 15 de Fevereiro), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia abre concurso público para apoio à formação científica avançada de médicos internos na área de Investigação Clínica em Saúde, atendendo às prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Saúde e no programa de Governo. As patologias e domínios da intervenção clínica visados poderão abarcar cuidados desenvolvidos nos diferentes níveis: ambulatórios, domiciliários e hospitalares.

Período do Concurso

O concurso decorre de 16 de Fevereiro de 2009 até às 17 horas do dia 20 de Abril de 2009.

Áreas de Investigação Clínica

As áreas de investigação clínica estabelecidas como prioritárias no Plano Nacional de Saúde e no Programa do Governo são: as doenças cardiovasculares, oncológicas, infecciosas, do foro mental, bem como os problemas de saúde associados aos grupos mais vulneráveis da população portuguesa.

Destinatários

Médicos do Internato de Especialidade que pretendam seguir uma formação doutoral em investigação clínica, simultâneamente com o seu Internato, ao abrigo da Portaria 172/2008 e do Regulamento que lhe é anexo. Embora tal não seja exigido no momento da candidatura, à data de aprovação do apoio os candidatos têm de ter a qualidade de Internos-Doutorandos, como explicitado naquele diploma. O número de beneficiários deste apoio é fixado em 100.

Financiamento

Este apoio será co-financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pelo Ministério da Saúde. O apoio consiste na atribuição de um subsídio a cada Interno-Doutorando, renovável até ao máximo de oito anos, nos termos da Portaria 172/2008.

Avaliação e Selecção

A avaliação das candidaturas será efectuada por um painel de avaliadores convidado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Pretende-se privilegiar o pendor aplicado da investigação, o seu contributo para redes de conhecimento inter-disciplinares e internacionais e o seu carácter inovador.

O processo de avaliação e selecção dos candidatos é baseado nos seguintes critérios:

  • o mérito do candidato;
  • a qualidade do programa de trabalhos e a sua compatibilização com as prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Saúde e no programa de Governo;
  • as condições de acolhimento, nomeadamente, o mérito clínico do Serviço/Unidade de Saúde e o mérito científico do responsável pela formação doutoral.

Regulamento

O regulamento dos internos doutorandos está disponível na Internet em

http://www.fct.pt/apoios/intdoutorando/regulamento

Candidaturas

As candidaturas a este apoio deverão ser submetidas electronicamente à Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através de formulário próprio disponível em https://concursos.fct.pt/bolsas até às 17 horas do dia 20 de Abril de 2009.

Informações

Informações sobre este programa podem ser solicitadas apenas via intdoutorando@fct.pt.