Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Skip nav

Infraestruturas de Investigação

Em destaque

07.01.2022 - A FCT informa que o período para respostas à Manifestação de interesse relativa ao Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação (RNIE) foi prolongado até ao próximo dia 17 de Janeiro, 2ª feira (até às 23:59 horas, de Lisboa). Quaisquer pedidos de esclarecimentos adicionais devem ser feitos para o endereço avaliacao.roteiro@fct.pt até ao final do dia 13 de janeiro, 5ª feira.

  • Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação 2020 (disponível aqui)
  • Candidaturas ao Roteiro ESFRI 2021 (até 9 de setembro de 2020)
INSA, foto de Luísa Ferreira - MCTES
Luísa Ferreira / MCTES

Introdução

O desenvolvimento da investigação de excelência e da inovação pressupõem a existência de infraestruturas de investigação de ponta, que reúnam recursos humanos e materiais com capacidade para a resolução de problemas cada vez mais complexos, em todos os domínios científicos.

A ciência moderna requer equipas multidisciplinares, redes de equipamentos avançados e infraestruturas digitais com capacidade para gerar, armazenar e analisar enormes quantidades de dados.

Fontes de radiação, bases de dados biológicos, observatórios da terra e do espaço, sistemas de imagiologia ou câmaras assépticas para o estudo e desenvolvimento de novos materiais e nano-eletrónica, constituem infraestruturas de investigação que fornecem a base sobre a qual os novos conhecimentos e inovações se podem desenvolver.

Como parte da sua missão, a FCT apoia infraestruturas de investigação de interesse estratégico que sustentem avanços científicos e tecnológicos e que reforcem a capacidade da comunidade de I&D&I em Portugal, estimulando a participação ativa em projetos europeus e internacionais. A atualização e revisão regular da rede de infraestruturas são uma garantia segura de que o país e as suas regiões se mantêm internacionalmente competitivos.

Nesta secção encontrará informação sobre as linhas de apoio e financiamento da FCT a equipamentos científicos e infraestruturas de investigação.