This website was discontinued on 20/12/2022. Visit the new website at www.fct.pt.

Skip nav

Maratona da Saúde

Prémios apoiados pela FCT

Prémios Maratona da Saúde 2016

(Available only in Portuguese)

Visão Geral e objetivos

A FCT e a Maratona da Saúde Associação (MdS) pretendem, através da edição de 2016 dos Prémios Maratona da Saúde, apoiar a Investigação em Doenças Neurodegenerativas.
Serão distinguidos os dois melhores projetos de investigação científica na área das Doenças Neurodegenerativas, a serem desenvolvidos em Portugal.
O Protocolo entre a MdS e a FCT, celebrado em setembro de 2014, prevê o apoio da FCT no processo de candidatura, incluindo a definição da composição do Júri, e os processos de recepção e submissão das candidaturas para o referido Júri. O financiamento a ser atribuído aos projetos de investigação selecionados provém de donativos angariados durante o espetáculo televisivo da MdS, transmitido pela RTP, e através de outros financiamentos obtidos ao longo de todo o ano em iniciativas desenvolvidas de norte a sul do país. Nesta terceira edição, a MdS contou com o apoio da Biogen, que associará o seu nome a um dos Prémios.

Documentos do Concurso

Datas Importantes

  • Data limite para submissão de candidaturas: 2 de dezembro de 2016

Financiamento e duração

Aos dois melhores projetos apresentados será atribuído o montante unitário de €25.000 para um período máximo de dois anos, com início entre maio e outubro de 2017.

Destinatários e elegibilidade

Podem concorrer investigadores e/ou médicos, portugueses ou estrangeiros, que tenham completado o doutoramento há mais de dois anos, à data de abertura do concurso. São incentivadas as candidaturas que contemplem parcerias entre instituições de investigação, sediadas em Portugal e hospitais ou outras instituições de saúde, nacionais ou estrangeiras.

Apresentação de Candidaturas

O formulário de candidatura disponível para download aqui. Deverá fazer o download do PDF para o computador, preencher em inglês, gravar e enviar para premios.maratonadasaude@fct.pt, acompanhado do Curriculum Vitae do investigador responsável (1 página A4 em inglês).

Prazo de candidatura

As candidaturas devem ser apresentadas entre o dia 2 de novembro e as 17h (hora de Lisboa) do dia 2 de dezembro de 2016.

Avaliação e seleção das candidaturas

A avaliação das candidaturas é realizada por um júri proposto pela FCT, constituído por cientistas de reconhecido mérito internacional no domínio da biomedicina.
Depois de seriados os melhores candidatos a concurso, o Conselho Científico da MdS ratifica a decisão do Júri e informa a Direção da MdS, que aprovará os vencedores de acordo com as recomendações de ambos.

Informações

Todas as questões relacionadas com este Concurso devem ser direcionadas para:

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Edital e Regulamento do Concurso.