Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Skip nav

Maratona da Saúde

Prémios apoiados pela FCT

Prémios Maratona da Saúde 2021 - Investigação em Doenças Raras





Vencedores

Susana Lopes
Prémio Maratona da Saúde | Janssen, Categoria Sénior
CEDOC - Nova Medica School - Faculdade de Ciências Médica de Lisboa
Projeto: “Combater a DCP (Discinésia Ciliar Primária)”

Sara Carvalhal
Prémio Maratona da Saúde, Categoria Júnior
Algarve Biomedical Center - Research Institute (ABC -RI)
Projeto: “ Compreender a Contribuição dos defeitos mitóticos em doenças raras com microcefalia”

Documentos Importantes

Datas Importantes

  • Data limite para submissão de candidaturas: 16 de março e as 17h00 (hora de Lisboa) do dia 16 de abril de 2021

Visão Geral e objetivos

A FCT e a Maratona da Saúde Associação (MdS) pretendem, através da edição de 2021 dos Prémios Maratona da Saúde, apoiar a Investigação em Doenças Raras. Serão distinguidos os dois melhores projetos de investigação científica na área das Doenças Raras, a serem desenvolvidos em Portugal. Protocolo entre a MdS e a FCT, celebrado em setembro de 2014, prevê o apoio da FCT no processo de candidatura, incluindo a definição da composição do Júri, e os processos de receção e submissão das candidaturas para o referido Júri. O financiamento a ser atribuído aos projetos de investigação selecionados provém maioritariamente de donativos angariados durante o espetáculo televisivo da MdS, transmitido pela RTP. A Janssen foi um dos parceiros principais da 7ª Edição da Maratona da Saúde e associará o seu nome a um dos Prémios.

Financiamento e duração

Ao melhor projeto apresentado em cada categoria (júnior e sénior) será atribuído o montante unitário de €20.000 (vinte mil euros) para um período máximo de dois anos, com início entre setembro e dezembro de 2021.

Destinatários e elegibilidade

Podem concorrer investigadores e/ou médicos, portugueses ou estrangeiros, que tenham completado o doutoramento há menos de dez anos (Categoria Júnior) ou mais de dez anos (Categoria Sénior) à data de abertura deste concurso. São incentivadas as candidaturas que contemplem parcerias entre instituições de investigação, sediadas em Portugal, e hospitais ou outras instituições de saúde, nacionais ou estrangeiras.

Apresentação de Candidaturas

As candidaturas devem ser enviadas através do preenchimento, em inglês, de formulário próprio, acompanhado do Curriculum Vitae do investigador responsável (1 página A4, em inglês), que poderá ser acedido aqui.

Prazo de candidatura

As candidaturas devem ser apresentadas entre o dia 16 de março e as 17h (hora de Lisboa) do dia 16 de abril de 2021.

Avaliação e seleção das candidaturas

A avaliação das candidaturas é realizada por um Júri proposto pela FCT, constituído por cientistas de reconhecido mérito internacional no domínio da biomedicina.

Depois de seriados os melhores candidatos a concurso, o Conselho Científico da MdS ratifica a decisão do Júri e informa a Direção da MdS, que aprovará os vencedores de acordo com as recomendações de ambos.

Informações

Todas as questões relacionadas com este Concurso devem ser direcionadas para:

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Edital e Regulamento do Concurso.