This website was discontinued on 20/12/2022. Visit the new website at www.fct.pt.

Skip nav

R&D Projects

Not available in English

Concurso de Projectos em todos os domínios científicos científicos — 2006

Na sequência do “Compromisso com a Ciência”, apresentado pelo Governo, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) irá abrir concurso público para financiamento de Projectos de Investigação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico em todos os Domínios Científicos, no período compreendido entre 15 de Junho e 31 de Julho de 2006.

Candidaturas a Projectos orientados para o apoio a políticas públicas e para investigação empresarial em consórcio, serão objecto de outros concursos específicos.

DESTINATÁRIOS

Podem candidatar-se Equipas de Investigação/Instituições públicas ou privadas com curriculum vitae científico reconhecido em domínios de relevância para a execução dos projectos

FINANCIAMENTO

Os projectos a financiar terão a duração máxima de três anos. O valor máximo de financiamento é de € 200.000 por projecto.

FORMULÁRIO E REGULAMENTO

O Formulário do concurso está disponível na Internet em www.fct.mctes.pt/projectos/concursos e o regulamento em www.fct.mctes.pt/projectos/concurso2006/regulamento

Informações sobre o conteúdo do formulário de candidatura podem ser solicitadas ao Serviço de Programas e Projectos da FCT (10.00-12.30/14.30-17.00h), pelo telefone 21 3924300 ou através de projectos@fct.pt

Informações sobre questões de carácter informático, podem ser solicitadas pelo telefone 21 3924489 ou através de concursoprojectos2006@fct.pt

AVALIAÇÃO E SELECÇÃO

A avaliação será efectuada por painéis internacionais de avaliadores independentes, constituídos por domínio científico.

O processo de avaliação e selecção dos projectos de investigação é baseado nos seguintes critérios:

  • Mérito científico, relevância, originalidade, e resultados esperados da actividade proposta;
  • Mérito e produtividade científicos da equipa de investigação e suas qualificações para executar o projecto;
  • Capacidade da instituição responsável;
  • Exequibilidade do programa de trabalhos e razoabilidade orçamental;
  • Quando apropriado, nível de envolvimento institucional e de co-financiamento por parte de utilizadores, Empresas e outras entidades.

Serão ainda tidos especialmente em consideração os seguintes aspectos:

  • Resultados dos projectos realizados anteriormente pelos membros da equipa de investigação face ao valor dos financiamentos atribuídos;
  • Envolvimento de jovens investigadores em formação;
  • Disponibilidade da equipa e não sobreposição de objectivos face a outros projectos em curso

Não serão aceites candidaturas cujos coordenadores se encontrem em situação de incumprimento injustificado dos requisitos regulamentares no que respeita à apresentação de Relatórios de Execução e devolução de saldos.

CANDIDATURAS

As candidaturas devem ser apresentadas em formulário electrónico próprio (em língua inglesa) e enviadas, através da Internet, até às 24 horas do dia 31 de Julho de 2006.

Os projectos aprovados poderão ser financiados por fundos nacionais e por fundos estruturais da União Europeia de acordo com os respectivos regulamentos.


Projectos deste concurso vieram efectivamente a ser co-financiados por fundos FEDER no âmbito do programa COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade.

Compete
Compete