Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Skip nav

Compete QREN

Projetos Exploratórios de IC&DT
em todos os Domínios Científicos - 2013

Aviso de Abertura (Consulte aqui)

Visão Geral e Objetivos

Através do concurso para projetos exploratórios de um ano, a FCT pretende apoiar ideias inovadoras em todos os domínios científicos, com o objetivo de promover o desenvolvimento de áreas científicas emergentes e/ou a consolidação da excelência em áreas já estabelecidas.

As propostas devem apresentar a exploração de ideias e/ou conceitos originais com referência a padrões internacionais, que contribuam para a criação de novo conhecimento ou para o avanço do conhecimento existente.

Para este concurso está previsto uma dotação orçamental de 8,5 milhões de euros (que inclui 3,5 milhões de euros provenientes do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade, do FEDER).

Financiamento

O limite máximo de financiamento por projeto é de 50.000 €, por um ano.

Destinatários e Elegibilidade

O Investigador Responsável da candidatura deverá ter obtido o grau de doutor entre 2003 e 2009 (sem exceções), e não ser Investigador Responsável em nenhum projeto ativo (financiado pela FCT) a partir de 1 de janeiro de 2014.

Podem candidatar-se, individualmente ou em associação, equipas de investigação de instituições do ensino superior, seus institutos e centros de I&D; Laboratórios Associados; Laboratórios do Estado; instituições privadas sem fins lucrativos (que tenham como objeto principal atividades de Ciência e Tecnologia); empresas (desde que inseridas em projetos liderados por Instituições de I&D públicas ou privadas sem fins lucrativos) e outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam, ou participem em atividades de investigação científica.

Como concorrer

As candidaturas devem ser apresentadas à FCT em formulário próprio e submetidas eletronicamente através do Portal de Concursos.

Mais informações no Guião para elaboração e submissão de propostas de projetos de IC&DT e no Regulamento de Acesso a Financiamento de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico.

Prazos e datas importantes

O período de apresentação de candidaturas decorre entre 30 de maio e as 17 horas (hora de Lisboa) de 2 de julho de 2013.

Avaliação

A avaliação será efetuada por painéis internacionais de avaliadores independentes, constituídos por domínio/área científica. O mérito de cada proposta será avaliado segundo os seguintes critérios:

  1. Mérito científico e carácter inovador do projeto, a nível internacional
  2. Mérito científico da equipa de investigação
  3. Exequibilidade do programa de trabalhos e razoabilidade orçamental
  4. Contributo do projeto para a acumulação de conhecimento e competências em ciência e tecnologia em Portugal

Contactos

Mais informações sobre o conteúdo do formulário de candidatura: concursoprojetos2013@fct.pt.

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de Abertura do Concurso.