Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Skip nav

Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos

Em Destaque

01.03.2021 - FCT publica a lista dos projetos recomendados para financiamento após a conclusão do processo audiência prévia do Concurso de Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos, que foi comunicada aos interessados. Disponível aqui.
06.11.2020 - FCT publicou a lista dos projetos recomendados para financiamento e o resumo dos resultados disponível aqui. (ver Notícia).
11.05.2020 - Aviso – Prorrogação do prazo para a submissão da Declaração de Compromisso das Candidaturas. Novo prazo para submissão: até 29 de maio de 2020, até às 17h00 (hora de Lisboa)
05.05.2020 - “A Declaração de Compromisso é obrigatória? Como posso obtê-la e como a devo submeter?” – foi disponibilizada uma nova atualização das respostas a estas questões no documento de Perguntas Frequentes (FAQ) sobre o concurso. Nota Importante: informamos que sempre que as instituições optarem por assinaturas eletrónicas qualificadas sem certificado, assinaturas eletrónicas não qualificada ou assinaturas manuscritas, os documentos a comprovar a qualidade em que os signatários intervêm e os seus poderes para o ato podem ser anexados a cada Declaração de Compromisso ou enviados centralizadamente por cada instituição, para o endereço eletrónico do concurso concursoprojetos@fct.pt.
30.04.2020 – Foram publicados os nomes dos Coordenadores dos Painéis de Avaliação.
17.04.2020 - A FCT informa que o prazo para a submissão de candidaturas ao Concurso de Projetos de IC&DT em Todos os Domínios Científicos não será alterado, mantendo-se a data de 30 de abril de 2020 para fecho de candidaturas. Só assim será possível cumprir o planeamento da avaliação e de comunicação de resultados durante este ano, deste modo mantendo a abertura regular, anual, de concursos de projetos de IC&DT em Todos os Domínios Científicos (veja aqui o calendário 2020-2022 de concursos da FCT) que toda a comunidade científica deseja.
13.03.2020 - Aviso - Prolongamento do prazo de candidatura. Novo prazo para submissão: até 30 de abril (ver Notícia)
05.03.2020 - Disponibilizado o documento de Perguntas Frequentes (FAQ) sobre o concurso.
30.01.2020 - Disponibilizado o Guia de Candidatura e o formulário no Portal de Concursos de Projetos de I&D.
28.01.2020 - Disponibilizado Guião CIÊNCIAVITAE e documento com informação relativa a Áreas Científicas e Painéis de Avaliação.
29.11.2019 - Foi publicado o Aviso de Abertura de Concurso (AAC) e o Guide for Peer Reviewers para submissão de candidaturas a projetos de IC&DT em todos os domínios científicos.
Ao abrigo deste AAC, o prazo para apresentação de candidaturas decorre entre o dia 30 de janeiro de 2020 e o dia 30 de abril 2020 (17 horas).
O formulário de candidatura, bem como o guião de candidatura, serão disponibilizados no dia 30 de janeiro de 2020.
Todas as candidaturas devem ser apresentadas em língua inglesa através de formulário eletrónico no Portal de Concursos

Documentos do Concurso:

Datas importantes:

  • Data limite para candidaturas: 30 de abril 2020 até às 17:00 (hora de Lisboa)
  • Data limite para submissão da Declaração de Compromisso: 29 de maio 2020, 17h (hora de Lisboa)

Links úteis:

Visão Geral e Objetivos

A consolidação e o reforço do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) constituem prioridades da política de ciência e tecnologia nacional. Estas prioridades visam aumentar a competitividade nacional e internacional da ciência e tecnologia, e o seu contributo para a inovação e transferência de conhecimento assim como contribuir para a realização das aspirações globais definidas nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Neste contexto, assume particular relevância a promoção e o reforço de competências das instituições científicas e tecnológicas através da participação das suas equipas em projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT). É com estes objetivos que a FCT abre este concurso a financiamento de projetos de IC&DT em todos os domínios científicos.

Financiamento

O concurso apoiará projetos pelo período máximo de 36 meses (prorrogável, no máximo, por mais 12 meses, em casos devidamente justificados).

O limite máximo de financiamento de cada projeto é de 250 mil euros.

Para este concurso está prevista uma dotação orçamental de 75 milhões de euros. Os projetos aprovados serão financiados por fundos nacionais através do orçamento da FCT.

Destinatários e Eligibilidade

Podem candidatar-se, individualmente ou em copromoção, a financiamento equipas de investigação das seguintes entidades portuguesas:

  • Entidades não empresariais do Sistema de I&I, nomeadamente:
    • a. Intituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D;
    • b. Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal;
    • c. Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D;
    • d. Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.
  • Empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, desde que inseridas em projetos de IC&DT liderados por entidades não empresariais do Sistema de I&I.

O/A Investigador/a Responsável (IR) da candidatura:

  • Deverá identificar um corresponsável pelo projeto que será Co-Investigador Responsável (Co-IR), e que o/a substituirá nas suas faltas, ausências e impedimentos;
  • Apenas poderá submeter uma candidatura, na qualidade de IR, no presente concurso.

Como concorrer

As candidaturas devem ser apresentadas, em língua inglesa, em formulário próprio e submetidas eletronicamente através do Portal de Concursos de Projetos de I&D no período compreendido entre o dia 30 de janeiro e as 17h00, hora de Lisboa, do dia 30 de abril de 2020.

A digitalização da Declaração de Compromisso de cada candidatura (assinada pelo IR e instituições beneficiárias) terá de ser submetida obrigatoriamente num único documento PDF no Portal de Concursos de Projetos de I&D até às 17h00, hora de Lisboa, do dia 29 de maio de 2020.

Para mais informações recomenda-se a leitura da documentação do concurso nomeadamente: o Regulamento de Projetos FCT, o Guia de Apoio ao Preenchimento do Formulário de Candidatura, o Guide for Peer Reviewers e o Ethics Self-Assessement Guide.

Prazos e datas importantes

O período de apresentação de candidaturas decorre entre 30 de janeiro de 2020 e as 17h00 (horas de Lisboa) de 30 de abril de 2020.

A data limite para submissão da Declaração de Compromisso é o dia 29 de maio de 2020, 17h00 (hora de Lisboa).

Avaliação

A avaliação será efetuada por painéis internacionais de peritos independentes, afiliados a instituições estrangeiras e de reconhecido mérito e idoneidade, constituídos por domínio científico, área científica e subárea científica. Cada proposta será avaliada segundo os seguintes critérios:

  1. Mérito científico e caráter inovador do projeto numa ótica internacional;
  2. Mérito científico da equipa de investigação;
  3. Exequibilidade do programa de trabalhos e razoabilidade orçamental;
  4. Contributo para a acumulação de conhecimentos e competências do SCTN

Contactos

Mais informações sobre o concurso: concursoprojetos@fct.pt

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepões ao estipulado no Regulamento e no Aviso de Abertura do Concurso.