Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Skip nav

Projectos de I&D

Concurso para as Iniciativas Empreendedoras de Investigação do Programa Carnegie Mellon Portugal – 2014

Documentos do Concurso

Datas importantes:

  • Data limite para candidaturas: 16 December 2014 (17h -hora de Lisboa)

Visão Geral e Objetivos

A Fase II do Programa Carnegie Mellon Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), dá ênfase à formação avançada e à investigação com um potencial significativo de impacto empreendedor. As atividades do programa são, na sua maioria, configuradas em Iniciativas Empreendedoras de Investigação (Entrepreneurial Research Initiatives - ERIs).

As ERIs são projetos em ciências, engenharia, gestão e políticas, que articulam de forma estreita atividades de investigação, inovação e formação avançada, em colaboração com empresas, dando ênfase à comercialização de tecnologia para impacto na economia e na sociedade.

A missão das ERIs é estimular e promover a inovação no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Portugal, funcionando como motores de inovação de escala internacional, integrados em redes globais de conhecimento e de negócios, para formar inovadores criativos, gerar novas ideias, e traduzi-las em produtos, processos e serviços.

Financiamento

Prevê-se apoiar 4 a 7 ERIs, com um limite máximo de financiamento às instituições universitárias e de investigação Portuguesas por projeto de € 650.000. As ERIs a financiar têm a duração máxima de 48 meses.

Destinatários e Elegibilidade

Podem candidatar-se a financiamento equipas de investigação de Instituições do Ensino Superior, seus institutos e centros de I&D; Laboratórios Associados; Laboratórios do Estado; Instituições privadas sem fins lucrativos (que tenham como objeto principal atividades de Ciência e Tecnologia) e outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam, ou participem em atividades de investigação científica.

Como concorrer

As candidaturas devem ser apresentadas à FCT em formulário próprio e submetidas eletronicamente através do Portal de Concursos.

Antes da submissão de candidatura, recomenda-se a leitura dos seguintes documentos: Guião para elaboração e submissão de propostas de projetos de IC&DT, as Guidelines for Entrepreneurial Research Initiatives Proposals Writing, Terms of Reference for the Entrepreneurial Research Initiatives Call for Proposals, Guide for Peer Reviewers e Regulamento de Acesso a Financiamento de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico.

Prazos e datas importantes

O período de apresentação de candidaturas decorre entre 15 de outubro e as 17 horas (hora de Lisboa) de 16 de dezembro de 2014.

Avaliação

A avaliação será efetuada por painéis internacionais de avaliadores independentes. O mérito de cada proposta será avaliado segundo os seguintes critérios:

  • Mérito científico e carácter inovador do projeto numa ótica internacional;
  • Mérito científico da equipa de investigação;
  • Exequibilidade do programa de trabalhos e razoabilidade orçamental;
  • Contributo para a acumulação de conhecimento e competências do Sistema Científico e Tecnológico Nacional;
  • Potencial da valorização económica da tecnologia.

Contactos

Informações sobre questões científicas da candidatura podem ser solicitadas ao Programa Carnegie Mellon Portugal através do endereço de correio eletrónico eris@cmuportugal.org.

Informações sobre o conteúdo do formulário de candidatura podem ser solicitadas através do endereço de correio eletrónico projetosCMU@fct.pt.

Informações sobre questões de carácter informático podem ser solicitadas através do endereço de correio eletrónico webmaster@fct.pt.

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de Abertura do Concurso.