Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Skip nav

Projectos de I&D

Concurso de Projectos de Investigação Clínica ( Modalidade Júnior)

Aviso de Abertura (Consulte aqui)

Visão Geral e Objetivos

O Programa Harvard Medical School-Portugal (HMS-Portugal) tem como objetivo estimular a internacionalização e competitividade do ensino médico em Portugal, através da ampliação da cooperação entre a Harvard Medical School e as Faculdades de Medicina e de Ciências Médicas, os principais laboratórios e centros de investigação na área das ciências da saúde em Portugal.

Uma das vertentes do Programa HMS-Portugal foca-se especificamente no estímulo ao desenvolvimento de projetos de investigação clínica por médicos em fases iniciais da sua carreira, exigindo a conciliação entre as atividades de investigação e a prática clínica.

Financiamento

O limite máximo de financiamento por projeto é de 100.000 €.

Destinatários e Elegibilidade

Este concurso visa estimular a conceção e desenvolvimento de projetos de investigação clínica por Médicos em fases iniciais da sua carreira clínica.

Podem candidatar-se:

  • Instituições do Ensino Superior, seus Institutos e centros de I&D, Laboratórios Associados, Laboratórios do Estado, instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de Ciência e Tecnologia, empresas desde que inseridas em projetos liderados por Instituições de I&D públicas ou privadas sem fins lucrativos, outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam, ou participem em atividades de investigação científica.

Como concorrer

As candidaturas devem ser apresentadas à FCT em formulário próprio e submetidas eletronicamente através do Portal de Concursos.

Antes da submissão da candidatura recomenda-se a leitura dos seguintes documentos: Guião para elaboração e submissão de propostas de projetos de IC&DT, Terms of Reference for the 2013 Calls for Proposals, Application Guidelines for 2013 Junior Research and Career Development Awards, Guide for Peer Reviewers e Regulamento de Acesso a Financiamento de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico.

Prazos e datas importantes

O período de apresentação de candidaturas decorre entre 17 de Julho e as 17 horas (hora de Lisboa) de 25 de Setembro de 2013.

Avaliação

A avaliação será efetuada por painéis internacionais de avaliadores independentes.

O mérito de cada proposta será avaliado segundo os seguintes critérios:

  1. Mérito científico e carácter inovador do projeto, a nível internacional;
  2. Mérito científico da equipa de investigação;
  3. Exequibilidade do programa de trabalhos e razoabilidade orçamental;
  4. Contributo do projeto para a acumulação de conhecimento e competências em ciência e tecnologia em Portugal.

Contactos

Informações sobre o conteúdo do formulário de candidatura podem ser solicitadas através do endereço de correio eletrónico projectosharvard@fct.pt.

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de Abertura do Concurso.