This website was discontinued on 20/12/2022. Visit the new website at www.fct.pt.

Skip nav

Projetos de I&D

Concurso

Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais - 2018

(English version available soon)

Em Destaque

10.12.2019 - A FCT disponibilizou os vídeos do encontro “Incêndios Rurais: Melhor gestão baseada em evidência científica”, que se realizou no dia 27 de novembro de 2019, e também os slides das apresentações no programa.
29.11.2019 - A FCT produziu uma brochura com os Projetos de IC&DT no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais, dos concursos de 2017 e 2018, que pode ser consultada aqui.
21.10.2019 - Consulta de projectos homologados
24.07.2019 - O processo de avaliação foi concluído, comunicado aos candidatos, e recomenda para financiamento 18 projetos das 103 candidaturas submetidas.

Visão Geral e Objetivos

Através da Resolução de Conselho de Ministros n.º 159/2017, de 21 de outubro, foi determinada a criação de um Programa de I&D para a prevenção e combate de incêndios florestais, com o objetivo de reforçar o desenvolvimento das atividades de I&D destinadas a incentivar e fortalecer competências e capacidades científicas e tecnológicas, assim como garantir a apropriação e incorporação de conhecimento científico no apoio à decisão em sistemas operacionais e facilitar a produção de novos conhecimentos orientados para a solução de problemas concretos e reais.

É ainda determinado que o Programa de I&D inclui três concursos, de periodicidade anual, a realizar a partir do final de 2017.

Através deste concurso a FCT pretende apoiar projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico no âmbito da prevenção e combate de incêndios florestais centrados no desenvolvimento de atividades de investigação nas seguintes áreas:

  1. Governação dos recursos florestais;
  2. Gestão do fogo e comportamento de fogos extremos;
  3. Atitudes e comportamentos face à prevenção e combate de incêndios e a gestão do território, incluindo a sua vertente colaborativa;
  4. Modelos de ordenamento e silvicultura preventiva;
  5. Meteorologia, previsão e gestão do risco, incluindo deteção de ignições e otimização de alertas precoces e desenvolvimento de sistemas de observação inteligente e de apoio à decisão, incluindo tecnologias avançadas de deteção remota e de inteligência artificial;
  6. Sistemas de sensorização, de informação e de comunicações de emergência e sua integração nos processos de decisão;
  7. Gestão e valorização da biomassa nos espaços rurais;
  8. Modelos de organização e gestão das áreas florestais, nas vertentes de proteção, conservação, silvopastorícia, recreio, lazer e produção;
  9. Saúde e segurança ocupacional dos técnicos de combate;
  10. Restauro pós-fogo e gestão florestal, em diferentes escalas temporais e espaciais.

Financiamento

O Concurso apoiará projetos pelo período máximo de 36 meses (prorrogável, no máximo, por mais 12 meses, em casos devidamente justificados).

Para este concurso está prevista uma dotação orçamental de 5 milhões de euros. Os projetos aprovados serão integralmente financiados por fundos nacionais através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Destinatários e Elegibilidade

Podem candidatar-se, individualmente ou em copromoção, equipas de investigação das seguintes entidades:

  • Entidades não empresariais do sistema de I&I, nomeadamente:
    1. a) Instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D;
    2. b) Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal;
    3. c) Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D;
    4. d) Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.
  • Empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, desde que inseridas em projetos de IC&DT liderados por entidades não empresariais do sistema de I&I, no âmbito de uma colaboração efetiva.

O limite máximo de financiamento por projeto é de 300 mil euros.

Como concorrer

As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, em língua inglesa, em formulário próprio e submetidas eletronicamente através do Portal de Concursos.

As candidaturas são compostas pelo formulário eletrónico e por um conjunto de anexos, dos quais são obrigatórios os seguintes:

  • Acordo escrito entre o/a Investigador/a Responsável e a Instituição Proponente (quando aplicável) de acordo com o Ponto 7.2 do Aviso para Apresentação de Candidaturas;
  • ficheiro de calendarização das tarefas do projeto;
  • Declaração relativa ao enquadramento da regulamentação de auxílios de Estado – entidades não empresariais do sistema I&I.

A digitalização da Declaração de Compromisso de cada candidatura terá de ser submetida no Portal de Concursos de Projetos de I&D até ao dia 13 de março de 2019.

Mais informações no Guião para elaboração e submissão de propostas de projetos de IC&DT e no Regulamento de Acesso a Financiamento de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico.

Prazos e datas importantes

O período de apresentação de candidaturas decorre entre 20 de dezembro de 2018 e as 17 horas (hora de Lisboa) de 26 de fevereiro de 2019.

Avaliação

A avaliação será efetuada por painéis internacionais de avaliadores independentes. Cada proposta será avaliada segundo os critérios:

  1. Mérito científico e carácter inovador do projeto numa ótica internacional nas áreas científicas e com os objetivos enunciados no Aviso para Apresentação de Candidaturas;
  2. Mérito científico da equipa de investigação
  3. Exequibilidade do programa de trabalhos e razoabilidade orçamental
  4. Contributo para a acumulação de conhecimento e competências do Sistema Científico e Tecnológico Nacional nas áreas enquadradas pelo Aviso para Apresentação de Candidaturas e mérito da divulgação, promoção e demonstração de resultados

Contactos

Mais informações sobre o concurso: concursoprojetos@fct.pt.

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de Abertura do Concurso.

Edições Anteriores