Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Skip nav

Projectos de I&D

Programa MIT Portugal - 2017
Concurso para Projetos de Investigação Exploratória

DOCUMENTOS IMPORTANTES

DATAS IMPORTANTES:

  • Período de candidaturas: 18 janeiro 2017 até 8 março 2017, 17:00 (hora de Lisboa)

Aviso de Abertura (Consulte aqui)

Visão Geral e Objetivos

O Programa MIT Portugal (MPP) resulta de uma parceria entre Universidades e Centros de investigação Portugueses, parceiros da Indústria e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) com o objetivo de promover o investimento em ciência, tecnologia e educação superior e contribuir para a dinamização do desenvolvimento económico e social em Portugal.

O Programa, que assinalou em 2016 o seu décimo aniversário, tem vindo a fortalecer a sua aposta na criação e desenvolvimento de plataformas de investigação em áreas promissoras como a Bioengenharia, Sistemas Sustentáveis de Energia e Transporte e Métodos de Produção Avançada.

No âmbito do Programa MIT-Portugal encontra-se aberto o concurso para o financiamento de projectos de investigação exploratória direcionados para o desenvolvimento de produtos e serviços de elevada performance tecnológica, entre parceiros públicos e privados e as entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), nas seguintes áreas de actuação:

1. Investigação integrada baseada no contexto do centro AIR;
2. Sustentabilidade e gestão de dados em sistemas urbanos;
3. Novos conceitos industriais e fábricas inteligentes;
4. Dispositivos Biológicos e Médicos;
5. Sistemas de Transportes Sustentáveis;

Os resultados destes Projetos serão utilizados para a identificação de novas áreas que possam vir a ser consideradas numa potencial 3ª fase do Programa MIT Portugal. Os Projetos desenvolvidos deverão também contribuir cientificamente para a iniciativa Atlantic International Research Center (AIR Center) e para o desenvolvimento dos seus objetivos, os quais se encontram descritos no documento “Towards a Science and Technology agenda for an integrative approach to the Atlantic: Climate Change and Energy Systems, Space and Ocean Sciences, through North-South cooperation”, disponível no sítio da FCT.

Financiamento

No âmbito deste concurso está previsto o financiamento a 18 (dezoito) projetos de investigação exploratória. O número efetivo de projetos financiados dependerá, no entanto, da abrangência e âmbito das iniciativas propostas e na qualidade das mesmas.

O financiamento total disponível para este concurso é de €1,800,000. Os projetos serão integralmente financiados por fundos nacionais através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Destinatários e Elegibilidade

Podem candidatar-se a financiamento equipas de investigação das seguintes entidades: instituições do ensino superior, seus institutos e centros de I&D; laboratórios de Estado ou internacionais com sede em Portugal; instituições privadas sem fins lucrativos, que tenham como objeto principal atividades de Ciência e Tecnologia; outras instituições privadas ou públicas que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.

Os projetos de investigação de caráter exploratório candidatos ao presente Aviso para Apresentação de Candidaturas (AAC) devem devem:

  • assumir a modalidade de “projetos em copromoção”, realizados em consórcio, sendo obrigatória a participação de dois grupos de investigação de entidades beneficiárias distintas referidas no ponto 2 do AAC, sendo que um desses grupos de investigação deve pertencer a uma entidade prevista no ponto 2.1 (instituição de ensino superior, aos seus Institutos ou a unidades de I&D). O consórcio poderá também englobar quaisquer outras entidades, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que possam investir no projeto de investigação exploratória e cuja participação possa agregar competências ao projeto.
  • ter obrigatoriamente a participação de um investigador MIT (Professor, Cientista ou Pós-doutorado) na Equipa de Investigação do projeto. Esta participação deverá ser confirmada através de uma “Carta de colaboração” a ser submetida com a candidatura.

Como concorrer

As candidaturas devem ser apresentadas online à FCT, em língua inglesa, entre o dia 18 de Janeiro de 2017 e as 17 horas (hora de Lisboa) do dia 8 de Março de 2017, em formulário eletrónico próprio no Portal de Concursos. Os candidatos devem preencher o formulário eletrónico de acordo com as orientações fornecidas no Guia para a Submissão de Projectos.

Recomenda-se a leitura dos seguintes documentos: Aviso de Abertura, Proposal Submission Guide, Terms of Reference e Guide for Peer Reviewers .

Avaliação

O método a utilizar na seleção e ranking das candidaturas encontra-se descrito no documento “MIT Portugal Program: 2017 – Terms of Reference for the Call Proposals”, nomeadamente com base nos seguintes critérios:

  1. Mérito científico e natureza inovadora do projecto, preferencialmente no âmbito das prioridades abordadas pela iniciativa Atlantic International Research Center (AIR Center);
  2. Mérito científico da equipa de investigação;
  3. Exequibilidade do programa de trabalhos e razoabilidade orçamental;
  4. Contributo para a acumulação de conhecimento e competências do Sistema Científico e Tecnológico Nacional;
  5. Potencial da valorização económica da tecnologia.

Contactos

Informações sobre questões científicas da candidatura podem ser solicitadas através de email para: info@mitportugal.org

Informações sobre os conteúdos do formulário de candidatura podem ser obtidos através de email para: projetosMIT@fct.pt

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de Abertura do Concurso.