This website was discontinued on 20/12/2022. Visit the new website at www.fct.pt.

Skip nav

Projectos de I&D

Concurso para Projetos Exploratórios no âmbito do Programa University of Texas at Austin Portugal - 2021

(English version available soon)

Latest News

10.11.2021 – FCT has published the results of the 2021 Call for Exploratory Projects under the University of Texas at Austin Portugal - Program. List available here. (See News)

Announcement of the Call (See here)

Visão Geral e Objetivos

O concurso destina-se a apoiar projetos de investigação exploratória, de elevado impacto e relevância estratégica, no contexto do Programa UT Austin Portugal. Pretende-se mobilizar equipas de investigadores de entidades não-empresariais do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), da Universidade do Texas em Austin (UT Austin) e ainda, de parceiros empresariais.

Os projetos a apoiar deverão ser capazes de estimular a capacidade de inovação em Ciência e Tecnologia em Portugal bem como promover a competitividade internacional do país nas seguintes áreas:

  • Computação Avançada;
  • Física Médica para Terapias Emergentes contra o Cancro;
  • Nanomateriais para Novos Mercados;
  • Interações Espaço - Terra.

As propostas a concurso deverão configurar projetos científicos disruptivos, de alto risco, mas com um elevado potencial de impacto, passíveis de posterior desenvolvimento e valorização dos resultados científicos obtidos.

Todas as candidaturas devem cumprir as condições definidas no Regulamento, no AAC e nos Terms of Reference for the University of Texas at Austin Portugal Program - 2021 Call for Proposals.

Financiamento

O concurso apoiará projetos pelo período máximo de 12 meses (prorrogável, no máximo, por mais 3 meses, em casos devidamente justificados).

Para este concurso está prevista uma dotação orçamental de 400 mil euros (quatrocentos mil euros). Os projetos aprovados serão integralmente financiados por fundos nacionais através do orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O limite máximo de financiamento de cada projeto é de 50 mil euros (cinquenta mil euros).

Destinatários e Elegibilidade

Apenas podem candidatar-se a financiamento equipas de investigação das seguintes entidades portuguesas:

  • Entidades não empresariais do sistema de I&I, nomeadamente:
    • a. Instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D;
    • b. Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal;
    • c. Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D;
    • d. Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.

Como concorrer

As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, em língua inglesa, em formulário próprio e submetidas eletronicamente através do Portal de Concursos.

As candidaturas são compostas pelo formulário eletrónico e por um conjunto de anexos, dos quais são obrigatórios os seguintes:

  • “Technical Annex” (de acordo com a secção 2.6 do 2021 Terms of Reference for the ERPs under the UT Austin PT Program);
  • Documento comprovativo do grau de doutoramento do Investigador/a Responsável do parceiro português;
  • Declaração do/a Investigador/a Responsável em UT Austin (ou no MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas), confirmando que será o/a Investigador/a Responsável do lado da universidade norte-americana e que detém o estatuto de docente (correspondente às categorias de “tenured” ou “tenured-track faculty member”) naquela instituição; no caso de propostas da área científica de Computação Avançada liderados por Investigadores/as Responsáveis com a ligação ao Texas Advanced Computing Center (TACC), as declarações devem confirmar que os Investigadores/as Responsáveis são investigadores seniores a tempo inteiro daquela entidade (“full-time senior researchers”);
  • Ficheiro com a calendarização das tarefas do projeto.

A digitalização da Declaração de Compromisso de cada candidatura terá de ser submetida no Portal de Concursos de Projetos de I&D até Às 17 horas (hora de Lisboa) do dia 14 de julho de 2021.

Mais informações no Guião para elaboração e submissão de propostas de projetos de IC&DT e no Regulamento de Acesso a Financiamento de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico.

Prazos e datas importantes

Prazo para candidaturas: de 19 de maio de 2021 e as 17 horas (hora de Lisboa) de 30 de junho de 2021.

Data limite para submissão da Declaração de Compromisso: 14 de julho de 2021, 17horas (hora de Lisboa).

Avaliação

A avaliação será efetuada por painéis internacionais de avaliadores independentes. Cada proposta será avaliada segundo os seguintes critérios:

  1. Mérito científico e natureza inovadora do projeto de uma perspetiva internacional, e alinhamento com os objetivos do Programa UT Austin Portugal;
  2. Mérito científico da equipa de investigação;
  3. Exequibilidade do programa do plano de trabalhos e razoabilidade dos recursos e do orçamento;
  4. Potencial impacto social e económico do trabalho de investigação.

Contactos

Informações sobre questões científicas da candidatura podem ser solicitadas ao Programa UT Austin Portugal através do endereço de correio eletrónico: research@utaustinportugal.org

Informações sobre o conteúdo do formulário de candidatura podem ser solicitadas através do endereço de correio eletrónico: concursoprojetos@fct.pt

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de Abertura do Concurso.