Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Skip nav

Projectos de I&D

Concurso para Projetos Exploratórios no âmbito do Programa University of Texas at Austin Portugal - 2022

Documentos do Concurso

LINKS ÚTEIS:

Datas importantes:

  • Data limite para candidaturas: 17 novembro 2022, 17h (hora de Lisboa)

Aviso de Abertura (Consulte aqui)

Visão Geral e Objetivos

O Concurso Para Projetos Exploratórios No Âmbito Do Programa UT Austin Portugal 2022 foi desenhado para apoiar equipas de investigação de entidades não-empresariais do STCN e da Universidade do Texas em Austin (UT Austin) a trabalharem colaborativamente em atividades de investigação nas principais áreas científicas do Programa UT Austin Portugal.

As propostas a concurso deverão estimular e promover a competitividade internacional de Portugal através da Ciência e Tecnologia (C&T), com especial foco nas oportunidades oferecidas pela economia de dados enquanto motor de crescimento e mudança.

As propostas submetidas deverão configurar projetos científicos disruptivos, de alto risco, mas com um elevado potencial de progressão e impacto. Estes projetos têm frequentemente como objetivo formular e lançar ideias de projetos de longo prazo, não sendo previsível que, enquanto projetos exploratórios (PeX), sejam atingidos os ambiciosos resultados finais que caracterizam os projetos de longo prazo. No entanto, as candidaturas devem ser concretas no que diz respeito às atividades que as equipas de investigação pretendem desenvolver e nos resultados que se propõem alcançar no âmbito dos PeX, vinculando-os a objetivos a longo prazo. Os PeX, para além da produção científica, deverão valorizar o impacto do projeto através, por exemplo, da construção de sistemas que respondam a problemas reais.

Neste âmbito, pretende-se a submissão de candidaturas nas seguintes áreas:

  1. Computação Avançada;
  2. Física Médica para Terapias Emergentes contra o Cancro;;
  3. Nanomateriais para Novos Mercados;;
  4. Interações Espaço-Terra..

Todas as candidaturas devem cumprir integralmente com os termos de referência definidos no documento “Terms of Reference for the Exploratory Research Projects Call for Proposals 2022”, bem como com as condições definidas no Regulamento e no AAC.

Financiamento

O concurso apoiará projetos exploratórios, na modalidade de projetos individuais ou em “co-promoção", pelo período máximo de 12 meses (prorrogável, no máximo, por mais 3 meses, em casos devidamente justificados).

O limite máximo de financiamento para os parceiros de instituições portuguesas é de: € 50.000

A dotação orçamental do concurso afeta a projeto é de € 400.000

Os projetos aprovados serão financiados por fundos nacionais através do orçamento da FCT.

Destinatários e Elegibilidade

Podem candidatar-se a financiamento equipas de investigação das seguintes entidades portuguesas:

  • Entidades não empresariais do sistema de I&I, nomeadamente:
    • a. Instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D;
    • b. Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal;
    • c. Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D;
    • d. Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.

Como concorrer

As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, em língua inglesa, através de formulário online específico e submetido através da plataforma myFCT.

As candidaturas são compostas pelo formulário eletrónico e por um conjunto de anexos, dos quais são obrigatórios os seguintes:

  • “Anexo Técnico” (conforme secção 2.6 dos “Terms of Reference for Exploratory Research Projects - Call for Proposals 2022”);
  • Documento comprovativo da titularidade do grau de doutoramento do Investigador/a Responsável em Portugal;
  • Declaração do/a Investigador/a Responsável em UT Austin (ou do MDACC para as propostas enquadráveis na área de Física Médica), confirmando que será o/a Investigador/a Responsável do lado da universidade norte-americana e que detém o estatuto de docente (correspondente às categorias de “tenure” ou “tenure-track faculty member”) naquela.
  • No caso de propostas inscritas na área de Computação Avançada do Programa, as mesmas podem ser lideradas por Investigadores/as Responsáveis do TACC conquanto da declaração a anexar conste que aqueles/aquelas são investigadores seniores a tempo inteiro com estatuto de Investigador/a Responsável.

O/A Investigador(a) Responsável, o/a Co-Investigador(a) Responsável, os elementos do núcleo da equipa de investigação, bem como os restantes elementos da equipa de investigação portuguesa, são responsáveis pela submissão de uma versão atualizada do seu CV em inglês na plataforma CIÊNCIAVITAE.

A Declaração de Compromisso da Instituição Proponente ficará disponível na plataforma myFCT para a respetiva concordância pelo responsável máximo da Instituição Proponente, ou por alguém por si delegado, após terminar o prazo de submissão de candidaturas e até às 17horas, hora de Lisboa, do dia 02 de dezembro de 2022.

Mais informações no Guia de Apoio ao Preenchimento do Formulário de Candidatura, Guide for Peer Reviewers, Guião CIÊNCIAVITAE e no Ethics Self-Assessment Guide.

Prazos e datas importantes

Prazo para candidaturas: de 11 de outubro de 2022 e as 17 horas (hora de Lisboa) de 17 de novembro de 2022.

Data limite para submissão da Declaração de Compromisso: 02 de dezembro de 2022, 17 horas (hora de Lisboa).

Avaliação

A avaliação será efetuada por painéis internacionais de avaliadores independentes. Cada proposta será avaliada segundo os seguintes critérios:

  1. Mérito científico e natureza inovadora do projeto de uma perspetiva internacional, e alinhamento com os objetivos do Programa UT Austin Portugal e da área científica em que se enquadra;
  2. Mérito científico da equipa de investigação;
  3. Exequibilidade do programa de planos de trabalhos e razoabilidade dos recursos e do orçamento;
  4. Potencial impacto social e económico do trabalho de investigação;

O Mérito do Projeto (MP) é calculado mediante a seguinte fórmula:

MP= 0.40 A + 0.20 B + 0.20C + 0.20D

Contactos

Dúvidas sobre o concurso ou sobre o preenchimento do formulário de candidatura, que sejam requeridas após leitura dos documentos do concurso e das FAQ, podem ser solicitadas através do endereço de e-mail: concursoprojetos@fct.pt. Para questões de natureza científica deve contactar o Programa UT Austin Portugal através do seguinte endereço eletrónico: research@utaustinportugal.org.

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de Abertura do Concurso.