Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.
Leitura e literatura na escola:espaços e contextos
Fernando José Fraga de Azevedo
Universidade do Minho (UM)
Desenvolvimento de um curso prático audiovisual interactivo de Bioquímica sobre caracterização de proteínas
Paula Cristina Rodrigues Dos Ramos
Universidade do Algarve (UAlg)
À procura de uma formação de professores que conduza a uma efectiva aprendizagem científica
Ana Maria Roseta Morais
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, FP (FFC/FC/ULisboa)
A fabricação da alma dos professores. Educação global, cultura da perfomatividade e (re)construção das identidades docentes
Antonio Teodoro
COFAC, Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL (COFAC)
Gramáticas de Justiça na Escola Secundária Portuguesa: A socialização política dos professores e estudantes
José Manuel Vieira Soares de Resende
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/UNL)
Manuais, e-manuais e actividades do aluno
José Duarte
COFAC, Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL (COFAC)
Construção e utilização de mapas conceptuais na Educação Pré-Escolar: uma abordagem ao desenvolvimento da criatividade a partir de Ambientes Virtuais de Registo - AVR
JULIO EMILIO PEREIRA DE SOUSA
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Projecto AREA, avaliação reguladora do ensino e aprendizagem
Leonor Santos
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, FP (FFC/FC/ULisboa)
Cultura Organizacional das Boas Escolas
Jorge Manuel de Melo Serrano
COFAC, Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL (COFAC)
Escolas Normais: História e memória
Joaquim António Sousa Pintassilgo
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, FP (FFC/FC/ULisboa)
Comunidades de Prática Online para Profissionais da Educação da Criança
ANTÓNIO JOSÉ MENESES OSÓRIO
Universidade do Minho (UM)
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO TRABALHO DOCENTE
Ana Paula da Silveira Simões Pedro
Universidade de Aveiro (UA)
Promover a aprendizagem matemática em números e álgebra
Manuel Joaquim Félix da Silva Saraiva
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, FP (FFC/FC/ULisboa)
Formação Inicial de Professores na área do Ensino Profissional Nível III na Região Autónoma da Madeira
Jesus Maria Angélica Fernandes Sousa
Universidade da Madeira (UMA)
Português Fundamental e Competência Ortográfica em alunos do 9.º ano de escolaridade
Óscar Conceição de Sousa
COFAC, Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL (COFAC)
Gosto na Estética do Quotidiano
Maria Angelica Abreu Lima Cruz
Universidade do Minho (UM)
Insucesso a nível do Ensino Superior
António Maria Veloso Bento
Universidade da Madeira (UMA)
APRENDER: Matemática, Tecnologia e Sociedade
João Filipe de Lacerda Matos
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, FP (FFC/FC/ULisboa)
Estado, Escolas e Famílias: Públicos Escolares e Regulação da Educação
Fátima Antunes
Universidade do Minho (UM)
Percepções e atitudes dos professores face ao impacto da Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção em contexto escolar. Análise exploratória da realidade portuguesa.
Ana Isabel Amaral dos Nascimento Rodrigues de Melo
CADIn - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (CADIn)
Os manuais escolares em língua portuguesa e a cultura escolar (Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe) - inventário, história e comparação
Justino Magalhães
Fundação da Universidade de Lisboa (FUL/ULisboa)
ModE-L: Investigação, Formação e Intervenção Pedagógica na modalidade de E-learning
Pedro Francisco González
Universidade dos Açores (UAçores)
Alpha - sala de aula multimédia portátil para jardim-de-infância: um ambiente para o desenvolvimento de matérias de aprendizagem on-line, abertos e não intrusivos.
Mauro Jorge Guerreiro Figueiredo
Universidade do Algarve (UAlg)
O lugar da dimensão pedagógico-didáctica no exercício docente
Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE/UP)
A escola contemporânea e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais significativas
Luís Augusto de Miranda Correia
Universidade do Minho (UM)
Violence FREE - Formar para o Respeito pelos Direitos Humanos na Educação Escolar
Maria José Magalhães
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE/UP)
Avaliação do Desempenho de Professores
Maria Manuela Franco Esteves
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCE/UL)
O ensino experimental das ciências na educação pré-escolar. Estudo sobre concepções e práticas e desenvolvimento de propostas de intervenção
Isabel José Fialho
Universidade de Évora (UE)
Prática Profissional nos Cursos de Formação Inicial de Educadores de Infância: Estudo de Caso Múltiplo
Teresa Maria Sena De Vasconcelos
Escola Superior de Educação de Lisboa (ESEL/IPL)
O futuro em aberto: incertezas e riscos nas escolhas escolares
Maria Manuel Baptista Vieira da Fonseca
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa/ULisboa)
Vivendo a Cidadania na Contemporaneidade: educação para a cidadania em contextos de educação/formação de jovens e adultos
Helena Costa Araújo
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE/UP)
Utilização de ferramentas de data mining na avaliação do trabalho de projecto em Química no ensino básico e secundário
Margarida Figueiredo
Universidade de Évora (UE)
As práticas lectivas dos professores de Matemática do Ensino Básico
António Manuel Águas Borralho
Universidade de Évora (UE)
Ensino-Aprendizagem do Português, Língua Estrangeira, a Imigrantes Adultos
António Ricardo Santos Fadista de Mira
Universidade de Évora (UE)
Autonomia, Liderança e Projecto. Resistências burocráticas e corporativas
João Manuel Formosinho Sanches simoes
Universidade do Minho (UM)
As competências transversais na aprendizagem por Projecto nos Cursos de Engenharia
Natascha van Hattum-Janssen
Universidade do Minho (UM)
Aprender em Parceria (A PAR): Avaliação da Eficácia da Implementação do Peers Early Education Partnership (PEEP) em Portugal.
Maria Emília Monteiro Nabuco
Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
mat@1234 - Aprendizagem e avaliação em matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico com actividades baseadas na web.
Maria Paula de Sousa Oliveira
Universidade de Aveiro (UA)
Complexidade e Aprendizagem das Ciências
Maria das Merces Carvalho Correia de Sousa Ramos
Escola Superior de Educação de Lisboa (ESEL/IPL)
Contribuição para o desenvolvimento do ensino e divulgação da astrobiologia em Portugal
Francisco Carrapiço
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, FP (FFC/FC/ULisboa)
Avaliar e intervir em problemas promotores de aprendizagens
Margarida da Silva Damião de Serpa
Universidade dos Açores (UAçores)
Utilização de Metodologias de Aprendizagem Activa e Cooperativa no Ensino da Engenharia: Desenvolvimento de uma ferramenta para acompanhamento das actividades propostas com vista a promover formandos activos e autonomos
Isabel Maria Baltazar Simões de Carvalho da Fonseca
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL/IPL)
Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: Efeitos na formação de professores e na aprendizagem de assuntos sócio-científicos
LAURINDA SOUSA FERREIRA LEITE
Universidade do Minho (UM)
Ciências da Terra e Sociedade: avaliação e contributo dos curricula dos ensinos Básico e Secundário
Maria Filomena Madeira Ferreira Amador Amador
Universidade Aberta (Uab)
PROJECTO SINERGIAS - Dinâmicas de validação de aprendizagens informais na educação de adultos
Fernando Ilídio da Silva Ferreira
Universidade do Minho (UM)
TPAE - Trabalho de Professores e Alunos com a Escrita - O efeito de materiais disponibilizados pelo Programa Nacional de Ensino do Português no 1º Ciclo do Ensino Básico (PNEP)
Maria Luísa Álvares Pereira
Universidade de Aveiro (UA)
Mediação escolar: contextos, dispositivos e impactos
Ana Paula Viana Caetano
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCE/UL)
Conforto térmico - nova abordagem de ensino
SENHORINHA DE FÁTIMA CAPELA FORTUNAS TEIXEIRA
Universidade do Minho (UM)
Um modelo inovador de Formação Contínua de Professores para «Compreender a Terra no Laboratório da Escola»: novos desafios da pós-modernidade.
Vítor Manuel de Sousa Trindade
Universidade de Évora (UE)
Património Cultural da Educação: escolas, objectos e práticas
Maria João Mogarro
Fundação da Universidade de Lisboa (FUL/ULisboa)
O Ensino do Suporte Básico de Vida na disciplina de Saúde e Socorrismo do Curso Tecnológico de Acção Social do Ensino Secundário: Caracterização das Práticas e Validação de Propostas de Intervenção Eficazes.
Jorge Manuel Rodrigues Bonito
Universidade de Évora (UE)
Educação para os media no Distrito de Castelo Branco
Maria Helena Pinto Morais Sarmento de Menezes
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, FP (FFC/FC/ULisboa)
Educação matemática: Uma investigação sobre contributos de ambientes formais e não formais de educação para o desenvolvimento de competências de pensamento crítico dos alunos
Maria Celina Cardoso Tenreiro Vieira
Universidade de Aveiro (UA)
PROMOÇÃO DA CIDADANIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO ARTISTICA
Anabela da Silva Moura Correia
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (ESEVC/IPVC)
A atitude empreendedora na Universidade em Portugal: o caso da Universidade do Minho.
JACQUES FERNANDES DA SILVA
Universidade do Minho (UM)
Memórias e Identidades Discursivas na Universidade
Luísa Aires
Universidade Aberta (Uab)
Reconhecimento de Padrões: Uma Resposta para o Insucesso em Matemática e Leitura?
Vítor Manuel de Sousa Trindade
Universidade de Évora (UE)
Relevância da Pragmática Lexicultural para a educação plurilingue e pluricultural.
MARLÈNE FERNANDES DA SILVA E SILVA
Universidade do Minho (UM)
Especificidades metodológicas do ensino/aprendizagem das línguas-culturas estrangeiras em contexto escolar endolingue : o caso do Português Língua Não Materna no Currículo Nacional em Portugal.
JACQUES FERNANDES DA SILVA
Universidade do Minho (UM)
Investigação sobre métodos para melhorar o sucesso educativo: concepção de dispositivos para avaliação de conhecimentos e competências em contextos de educação formal e não formal.
José Augusto Pacheco
Universidade do Minho (UM)
MAPAS CONCEPTUAIS EM EDUCAÇÃO MÉDICA - DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UMA INOVAÇÃO CURRICULAR
António Manuel Bensabat Rendas
Faculdade de Ciências Médicas (FCM/UNL)
Educação em Ciências nos primeiros anos de escolaridade numa perspectiva de promoção da literacia científica e tecnológica: Contributos do trabalho experimental
Rui Marques Vieira
Universidade de Aveiro (UA)
Educação Económica em Portugal
JOSÉ MANUEL MADEIRA BELBUTE
Universidade de Évora (UE)
Computadores Portáteis nas Escolas Portuguesas: Investigação sobre o impacto nos níveis e domínios de Inovação Educativa
José Luís Pires Ramos
Universidade de Évora (UE)
IMIS - INOVAÇÃO E MUDANÇA NA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E A CIDADANIA
Maria Manuela Costa Malheiro Dias Aurélio Ferreira
Universidade Aberta (Uab)
Qualidade das aprendizagens em matemática com utilização de recursos tecnológicos
António Manuel Dias Domingos
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCTUNL/UNL)
Stop Bullying: intimidação no espaço escolar
Jose Alexandre Rocha Ventura Silva
Universidade de Aveiro (UA)
Escrita, Conhecimento e Sucesso Académico
José António Brandão Soares de Carvalho
Universidade do Minho (UM)
Gerir e lidar com as indisciplinas nas escolas
Isabel Maria Pimenta Henriques Freire
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa)
A cultura científica nos estudantes universitários:atitudes, interesses e representações
José Manuel Pereira Azevedo
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FL/UP)
ICIPAV.2008 - Identidade e Cidadania: Padre António Vieira 2008
CARLOS Alberto Pereira de MEIRELES COELHO
Universidade de Aveiro (UA)
Monitorização e Avaliação de Dispositivos de Ensino/Aprendizagem no âmbito do Processo de Bolonha no Ensino Superior
Maria Assunção Flores Fernandes
Universidade do Minho (UM)
Mediação cognitiva: figuras e identidades
Ana Maria Carneiro da Costa e Silva
Universidade do Minho (UM)
ALL - Moçambique - Aprender a Ler Lendo: um projecto de literacia para crianças moçambicanas
Maria da Graça Borges Castanho
Universidade dos Açores (UAçores)
ATITUDES DOS ALUNOS RELATIVAMENTE À INCLUSÃO DOS SEUS COLEGAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NAS ESCOLAS E CLASSES REGULARES
Armindo José Rodrigues
Escola Superior de Educação de Lisboa (ESEL/IPL)
Tecnologias, Interacção e Comunidades de Aprendizagem
Luís Filipe Tomás Barbeiro
Escola Superior de Educação de Leiria (ESEL)
Controvérsias na esfera pública da educação em Portugal (séculos XIX e XX)
Fernando Humberto Santos Serra
Escola Superior de Educação de Lisboa (ESEL/IPL)
A aprendizagem do analfabeto: contributo para o seu estudo
José Carlos Bravo Nico
Universidade de Évora (UE)
Conhecimento Profissional e Formação de Professores
Maria Luisa García Alonso
Universidade do Minho (UM)
A investigação em TIC na educação em Portugal (InvesTICE_PT)
António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira
Universidade de Aveiro (UA)
Sistemas Complexos de formação de formadores e desenvolvimento profissional: aprofundando perfis de competência potenciadores da sua qualidade
Idália Sá-Chaves
Universidade de Aveiro (UA)
MobEd - Educação Móvel
Isabel Chagas
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, FP (FFC/FC/ULisboa)
Saber/Desenvolver no Lazer
João Gilberto de Matos Orvalho
Escola Superior de Educação de Coimbra (ESECIPC/IPC)
A aprendizagem do adulto recém-alfabetizado contributo para o seu estudo
José Carlos Bravo Nico
Universidade de Évora (UE)
´Raça´ e África em Portugal: um estudo sobre manuais escolares de história (Acrónimo: RAP)
Marta Maria Oliveira Pacheco Araújo
Centro de Estudos Sociais (CES)
Análise de manuais escolares em Educação para a Saúde e em Educação Ambiental no contexto do modelo KVP: Conhecimento, Valores e Práticas sociais
Graça Carvalho
Universidade do Minho (UM)
Processos auto-regulatórios e rendimento académico: Fundamentos pessoais e sociais
Pedro Rosário
Universidade do Minho (UM)
Da Qualidade do Ensino ao Sucesso Académico: Um Estudo Longitudinal sobre a Perspectiva dos Estudantes dos Ensinos Secundário e Superior. Procura de Práticas Eficazes para um Rendimento Académico de Sucesso.
Jorge Manuel Rodrigues Bonito
Universidade de Évora (UE)
Princípios orientadores e ferramentas para desenvolver a mediação de professores de Ciências Físicas em sala de aula
Joaquim Bernardino de Oliveira Lopes
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Mediação na Comunidade
Tiago Guedes Barbosa do Nascimento Neves
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE/UP)
Avaliação em Educação Pré-Escolar - sistema de acompanhamento das crianças
MARIA GABRIELA CORREIA DE CASTRO PORTUGAL
Universidade de Aveiro (UA)
Determinantes do consumo de tabaco em função do género: implicações para a criação de uma geração de não fumadores
José Alberto Precioso
Universidade do Minho (UM)
PROJECTO SEARA - SUCESSO EDUCATIVO E AUTONOMIA RELATIVA ALARGADA
Luiza Cortesão
Instituto Paulo Freire de Portugal (IPFP)
Línguas e Educação: construir e partilhar a formação
Ana Isabel de Oliveira Andrade
Universidade de Aveiro (UA)
Matemática e padrões no ensino básico: perspectivas e experiências curriculares de alunos e professores
Isabel Vale
Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)
Implicações Pedagógicas da Utilização de Podcasts em Blended-Learning
Ana Amélia Amorim Carvalho
Universidade do Minho (UM)
´Música e Drama no 1º ciclo do Ensino básico - o caso da Região Autónoma da Madeira`
Maria da Graça Parente Figueiredo da Mota
Instituto Politécnico do Porto (IPP)
Auto-avaliação em agrupamentos: relação com qualidade e melhoria da educação
Maria MANUELA Martins Alves TERRASÊCA
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE/UP)
Consciência Histórica - Teoria e Práticas (II)
Maria Isabel Gomes Barca Oliveira
Universidade do Minho (UM)
"Arqueologia" das aprendizagens no concelho do Alandroal
José Carlos Bravo Nico
Universidade de Évora (UE)