Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.
"Escolas" fora da Escola no Alentejo
José Carlos Bravo Nico
Universidade de Évora (UE)
ALLL - Perspectivas sobre a Aprendizagem ao Longo da Vida: estudo de casos de grupos de pessoas de diferentes idades e em vários contextos educativos
Mariana Teresa Gaio Alves
Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FFCT/FCT/UNL)
Educação para o Empreendedorismo no Ensino Superior: Práticas, Impactos e Tendências
MANUEL JACINTO DE ASCENSÃO JARDIM
Universidade Católica Portuguesa (UCP)
Percursos escolares de elevado e baixo rendimento a Matemática: mapeamento de desníveis, promoção do sucesso escolar.
Pedro Rosário
Universidade do Minho (UM)
A promoção da excelência pedagógica: desenvolvimento do saber académico (scholarship) sobre o ensino e a aprendizagem através de ambientes baseados no questionamento, na formação de professores de ciências
Patrícia Glória Soares de Albergaria de Almeida
Universidade de Aveiro (UA)
digIt - Parametrização do Tagging de Imagens Digitais em educação online
Joselia Neves
Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria)
LITERACIA ESTÉTICA E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR EM CONTEXTO ESCOLAR [ATELIER]
Nair dos Anjos Pires Rios Azevedo
Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FFCT/FCT/UNL)
Faces e interfaces na Mediação Educacional: desafios para o Director de Turma, Professor Tutor e Mediador EFA
Ana Maria Carneiro da Costa e Silva
Universidade do Minho (UM)
Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
João Pedro Mendes da Ponte
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa)
Formação inicial de professores e enfermeiros e contextos profissionais: estudo comparativo do lugar das identidades professorais, estudantis e institucionais
Maria Amélia da Costa Lopes
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE/UP)
Didáctica universitária da Matemática
Reinhard Kahle
Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FFCT/FCT/UNL)
Estratégias de mediação e criação de sentido na formação de professores em museus de arte: um estudo intercultural.
João Pedro de Oliveira Ferreira Fróis
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBA/ULisboa)
Situação da Matemática na Educação Pré-Escolar
gloria ramalho
ISPA,CRL (ISPA)
Diversidade e Diálogo Musical desenvolvendo Competências de Comunicação na Escola
Maria de São José Côrte-Real Gonçalves Ferraz de Oliveira Soeiro de Carvalho
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/UNL)
Manuais e dinâmica da aprendizagem
José Duarte
COFAC, Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL (COFAC)
O Ensino de Botânica em Portugal e no Brasil: análise de manuais escolares e sua aplicação em sala de aula no Ensino Básico (2001-2010)
Fernando Manuel Seixas Guimarães
Universidade do Minho (UM)
Contributos para a avaliação da implementação do modelo de Avaliação de Desempenho Docente: prestação de contas e desenvolvimento profissional
Maria Assunção Flores Fernandes
Universidade do Minho (UM)
Estratégias inovadoras para a formação e bem-estar do aluno em contexto integrado: Second Life (SL), Nightline (NL), Face to Face (FTF).
Anabela Maria Sousa Pereira
Universidade de Aveiro (UA)
DROIDE II - Robots em Educação Matemática e Informática
Elsa Fernandes
Universidade da Madeira (UMA)
Utilização das tecnologias da comunicação no Ensino Superior Público Português.
António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira
Universidade de Aveiro (UA)
Sentido de número: Trajectórias de aprendizagem e práticas de ensino
Joana Brocardo
Instituto Politécnico de Setúbal (IPSetúbal)
Desenvolvimento e avaliação de manipulativos digitais pedagógicos de baixo custo para o jardim de infância.
Clara Maria Gil Ferreira Fernandes Pereira Coutinho
Universidade do Minho (UM)
Tarefas nos recursos para o Ensino de Ciências Físicas: o que os professores planeiam e o que realmente solicitam aos alunos.
Joaquim Bernardino de Oliveira Lopes
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Sexualidade e género no discurso dos media: implicações sócio-educacionais e desenvolvimento de uma abordagem alternativa na formação de professores(as)
Maria Filomena Rodrigues Teixeira
Universidade de Aveiro (UA)
Educação e Direitos da Criança. Perspectivas transculturais em educação da infância
Natalia Fernandes
Universidade do Minho (UM)
Para além da "Cidade Educadora": o papel educacional das instituições artísticas, culturais e científicas
Nair dos Anjos Pires Rios Azevedo
Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FFCT/FCT/UNL)
As práticas lectivas dos professores de Matemática do Ensino Básico
António Manuel Águas Borralho
Universidade de Évora (UE)
Avaliação do Impacto dos Programas Ministeriais de Formação Contínua de Professores para Promover o Sucesso Escolar em Língua Portuguesa, Matemática e Ensino Experimental das Ciências, no 1º ciclo do Ensino Básico: Um Estudo de Caso no Alentejo
António Manuel Águas Borralho
Universidade de Évora (UE)
Formação de professores e trabalho docente no ensino básico: obstáculos e possibilidades de mediações transformacionais
Maria Fátima Carneiro Ribeiro Pereira
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE/UP)
Escolas de Formação de Professores em Portugal: História, Arquivo, Memória
Joaquim António Sousa Pintassilgo
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, FP (FFC/FC/ULisboa)
TILL- Tecnologias, Internet e Aprendizagem ao Longo da Vida
Luísa Aires
Universidade Aberta (Uab)
A função semiótica nas escolas inclusivas: para uma dramaturgia do corpo/Trissomia 21
Adriana Faria Gehres
Instituto Piaget, Cooperativa para o Desenvolvimento Humano, Integral e Ecológico CRL (IPiaget)
Aprendizagem informal das ciências baseada na investigação em biomedicina: uma abordagem multidisciplinar
Marta Elisa Dias Agostinho
Instituto de Medicina Molecular João lobo Antunes (IMM/FM/ULisboa)
Aprendizagem por Projecto em equipas multidisciplinares: contributo para um perfil de engenheiro cooperativo e inovador
Natascha van Hattum-Janssen
Universidade do Minho (UM)
Soln@Escola: Promoção da aprendizagem da Ciência através do Sol
Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira do Nascimento
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCT/UC)
A indisciplina escolar como objecto de investigação
Ariana Cosme
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE/UP)
Plataforma baseada em Robots para jovens com necessidades educativas especiais
FILOMENA MARIA DA ROCHA MENEZES DE OLIVEIRA SOARES
Universidade do Minho (UM)
Jovens Cientistas
Carlos João Peixoto Cardoso de Oliveira Gomes
Universidade dos Açores (UAçores)
Diversidade, Equidade e Inclusão - Procurando indicadores de práticas de equidade e de inclusão, promotoras do sucesso educativo, a nível micro e meso.
Isabel Fonseca
COFAC, Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL (COFAC)
Resolução de Problemas de Matemática: Perspectivas sobre uma competição interactiva na web (Sub12 & Sub14)
Susana Carreira
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa)
O ensino e a aprendizagem das fracções, decimais, percentagens e proporções
Maria Cecília Soares de Morais Monteiro
Escola Superior de Educação de Lisboa (ESEL/IPL)
As questões de género na educação pré-escolar. Implicações nas trajectórias escolares das crianças
Maria João Cardona
Escola Superior de Educação de Santarém (ESES/IPSantarém)
O QUE É NÚMERO? Passado e presente da Matemática para crianças.
WAGNER RODRIGUES VALENTE
Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FFCT/FCT/UNL)
Avaliação dos efeitos da escola no desempenho académico dos alunos: comparação entre os esfeitos das escolas do terceiro ciclo do ensino básico e escolas secundárias no rendimento académico dos alunos
Paulo Alexandre Soares Moreira
Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica (FMinerva)
Educação e Património Cultural: escolas, objectos e práticas
Maria João Mogarro
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa)
Mediação Escolar: concepção, implementação e adaptação de um modelo
Tiago Guedes Barbosa do Nascimento Neves
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE/UP)
Cartografia das Dinâmicas Socioeducativas e Desigualdades Escolares na Cidade do Porto
José Alberto Azevedo Vasconcelos Correia
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE/UP)
Museus de Ciências e Centros de Ciência como promotores da literacia científica
Cláudia Faria
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, FP (FFC/FC/ULisboa)
Currículo da Rua: o caso de Pereiras-Gare/Odemira
José Carlos Bravo Nico
Universidade de Évora (UE)
Avaliação da Qualidade da Supervisão da Investigação no Ensino Superior (AQSIES)
Isabel Maria Catarino Huet e Silva
Universidade de Aveiro (UA)
Contextos de desenvolvimento dos alunos: Interacções Escola-Família
Maria Odete Tavares Alberto Tereno Valente
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, FP (FFC/FC/ULisboa)
Juventudes, Futuro e Mediação Sócio-educativa
Sofia Marques da Silva
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE/UP)
Reformas educacionais e as vidas profissionais de professores no Ensino Básico, Secundário e Superior
José Augusto Pacheco
Universidade do Minho (UM)
Avaliação do Currículo das Ciências Físicas e Naturais do 3º ciclo do Ensino Básico
Cecília Galvão
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, FP (FFC/FC/ULisboa)
Debate de valores e experiências de vida: Um estudo de caso intergeracional
Maria Luísa Frazão Rodrigues Branco
Universidade da Beira Interior (UBI)
Consumo de tabaco entre os profissionais de saúde em Portugal: primeiro estudo sobre a prevalência, exposição a ambiente de fumo, atitudes e comportamentos com base no Inquérito Global a Profissionais de Saúde
Jorge Manuel Rodrigues Bonito
Universidade de Évora (UE)
O ensino da física, a modelação computacional e a aprendizagem interactiva
Rui Gomes Mendonça Neves
Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FFCT/FCT/UNL)
Satisfação do professor e inovação pedagógica: Uma abordagem comparativa no ensino superior português e espanhol
Ana Paula Pereira de Oliveira Cardoso
Instituto Politécnico de Viseu (IPV)
Educação para a saúde num centro de ciência
Maria Helena Carvalho Gomes Caldeira Martins
Associação Exploratório Infante D. Henrique (AEIDF)
cidadanias e tolerância no processo de globalização
CARLOS Alberto Pereira de MEIRELES COELHO
Universidade de Aveiro (UA)
Identificação e promoção de diferentes perspectivas de olhar a natureza
António José Correia de Almeida
Escola Superior de Educação de Lisboa (ESEL/IPL)
Entre esperanças e desencantos: os curricula de engenharia e as expectativas dos estudantes
Mariana Teresa Gaio Alves
Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FFCT/FCT/UNL)
Novos papéis sociais na escola: o mediador sócio-escolar e a construção duma escola aberta às diferenças
Américo Nunes Peres
Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria)
Eficácia Escolar no Ensino da Matemática e da Língua Portuguesa
Manuel Joaquim da Silva Loureiro
Universidade da Beira Interior (UBI)
Elearning e avaliação no Ensino Superior - @ssess.he
Alda Maria Simões Pereira
Universidade Aberta (Uab)
Aprendizagens e Climas de Escolas: dispositivos inovadores para o sucesso escolar
Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE/UP)
O acesso ao ensino superior por reconhecimento de adquiridos: o processo dos Maiores de 23
Belmiro Gil Cabrito
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCE/UL)
CNO´s Uma Oportunidade Dupla: O estudo da Escrita na Família e o Sucesso Escolar das Crianças Pequenas.
Lucilia Maria Cardoso Salgado Mexia Alves
Escola Superior de Educação de Coimbra (ESECIPC/IPC)
Desenvolvimento infantil: Efeito de um programa de formação a mães em Educação para a Saúde.
Graça Carvalho
Universidade do Minho (UM)
APIT - Acesso, Participação e Inclusão pela Tecnologia
Aníbal Rui Carvalho Antunes das Neves
Universidade de Aveiro (UA)
EDUCAÇÃO 6/16 - Criatividade, Expressões e Tecnologias
Henrique Malheiro Vaz
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE/UP)
O ensino e popularização da Física e Química em Portugal - seus contextos e instrumentos
Isabel Maria Coelho de Oliveira Malaquias
Universidade de Aveiro (UA)
Concepções, práticas e usos das avaliações formativa e sumativa no ensino secundário: um estudo comparativo.
Rui Machado Gomes
Universidade de Coimbra (UC)
Qualidade do ensino e avaliação de desempenho docente
Vítor Manuel de Sousa Trindade
Universidade de Évora (UE)
EDUQUAL - Educar e Qualificar: O caso do Programa Novas Oportunidades
Natália Alves
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa)
ULeT - Ubiquitous Learning Tools in formal and informal environments
Isabel Chagas
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, FP (FFC/FC/ULisboa)
Construção de Leitores Críticos e Educação Literária: interface entre políticas públicas e práticas de leitura na sala de aula nos 5º e 6º anos de escolaridade.
Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça
Universidade de Évora (UE)
Avaliação via WEB no ensino de matemática
Rui Miguel Soares Pereira
Universidade do Minho (UM)
MatAProg - Competências Matemáticas e Atitudes para uma Aprendizagem de Programação com sucesso
Ana Maria Carvalho de Almeida
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCT/UC)
Culturas Estudantis: Sociabilidades, Cidadania e Sentimentos de Injustiça nas Escolas
José Manuel Vieira Soares de Resende
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/UNL)
Inovação e desenvolvimento de um software de análise qualitativa visando a construção colaborativa entre investigadores
Francislê Neri de Souza
Universidade de Aveiro (UA)
Literacia científica nos primeiros anos de escolaridade
Rui Marques Vieira
Universidade de Aveiro (UA)
A qualidade dos novos ciclos de estudos do ensino universitário português: avaliação do impacto da adequação dos cursos ao disposto na Declaração de Bolonha
Vítor Manuel de Sousa Trindade
Universidade de Évora (UE)
Avaliação de um Projecto de Educação On-line numa instituição de Ensino Superior e impacto na formação de professores
José Fernando Vasconcelos Cabral Pinto
Instituto Piaget, Cooperativa para o Desenvolvimento Humano, Integral e Ecológico CRL (IPiaget)
TREDIP - Trabalho, Educação e Inserção Profissional - Análise Comparativa entre Portugal e Brasil
SONIA MARIA RUMMERT
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCE/UL)
Interacção entre Ensino Universitário e Secundário: Uma intervenção "in loco" para uma Formação Matemática de Excelência
Teresa Maria Catanho da Silva Almada
COFAC, Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL (COFAC)
Educação musical nas escolas públicas do 1º ciclo em Portugal. Um estudo sobre a música como actividade curricular e extracurricular.
Graça Maria Boal Palheiros
Escola Superior de Educação do Porto (ESEP/IPP)
Semear Ciência: O desenvolvimento profissional dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática e Ciências
Anabela Clara Barreto Marques Novais
Instituto Politécnico de Viseu (IPV)
Sistemas e Territórios do Conhecimento
luciano santos rodrigues de almeida
Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria)
Estudantes Não-Tradicionais no Ensino Superior: procurar soluções para melhorar o sucesso académico
António Carlos Pestana Fragoso de Almeida
Universidade do Algarve (UAlg)
A ética dos alunos e a tolerância de professores e instituições perante a fraude académica no ensino superior
Filipe Jorge Ribeiro de Almeida
Centro de Estudos Sociais (CES)
Ciência Interactiva
Paula Odete Fernandes
Instituto Politécnico de Bragança (IPBragança)
O processo de Bolonha: implicações para um perfil docente em qualificação
João Manuel Formosinho Sanches simoes
Universidade do Minho (UM)
A biologia do sistema: a universidade debaixo da lente
Ana Maria Correia Moutinho
Fundação da Universidade de Lisboa (FUL/ULisboa)
IDEaTool - Instrumento para o Ensino Integrado em Medicina Dentária
Marlene Barros
Universidade Católica Portuguesa (UCP)
Monitorização e Avaliação de Experiências de Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior: Implicações Políticas e Práticas
Maria Assunção Flores Fernandes
Universidade do Minho (UM)
Os estudantes admitidos ao Ensino Superior e a sua transição: rumo a um modelo abrangente
Manuel João Tavares Mendes da Costa
Universidade do Minho (UM)
Percursos do associativismo e do sindicalismo docentes em Portugal, 1890-1990
Rosa Maria da Silva Serradas Duarte
COFAC, Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL (COFAC)
Escolas novas, olhares diferentes... Um estudo sobre as construções para o ensino básico no Portugal do Estado Novo (1940-1970)
Áurea do Carmo da Conceição Adão
COFAC, Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL (COFAC)
Avaliação da Sustentabilidade em Instituições do Ensino Superior
MARIA ANTÓNIA DA SILVA LOPES E CARRAVILLA
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FE/UP)
Neuroeconomia e Comportamento Empreendedor: A Influência de Políticas de Educação orientadas para o Empreendedorismo Tecnológico
João Carlos Correia Leitão
Instituto Superior Técnico (IST/ULisboa)
Ética e justiça no trabalho
Luis Filipe Costa Lages
Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa - Nova School of Business and Economics (FE/UNL)
e-PhySys: Laboratório Remoto para Estudo de Sistemas Fisiológicos
FILOMENA MARIA DA ROCHA MENEZES DE OLIVEIRA SOARES
Universidade do Minho (UM)
Ensino Superior, Capital Humano e Desenvolvimento Regional: as regiões periféricas da Europa do Sul (HERegio)
Maria Madalena Saraiva Pires da Fonseca
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES)
Avaliação da perturbação do processamento auditivo (PPA) em crianças com dificuldades de aprendizagem - um contributo para o sucesso escolar
Graça Carvalho
Universidade do Minho (UM)
Novos públicos: um estudo nos cursos de Engenharia na Universidade do Minho
Rosa Maria Castro Fernandes Vasconcelos
Universidade do Minho (UM)
CESTES - O custo dos estudantes no Ensino Superior Português
Belmiro Gil Cabrito
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCE/UL)
Prevenção da exposição de crianças ao Fumo Ambiental de Tabaco (FAT) no seu domicílio
José Alberto Precioso
Universidade do Minho (UM)
Carreira e cidadania:condições pessoais e do contexto para o questionamento ético dos projectos de vida
maria do ceu taveira
Universidade do Minho (UM)
PROTEXTOS - Ensino da produção de textos no Ensino Básico
Maria Luísa Álvares Pereira
Universidade de Aveiro (UA)
Ensino de estratégias de escrita
José Augusto da Silva Rebelo
Universidade de Coimbra (UC)
Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição
Isabel Menezes
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE/UP)
Orquestração da aprendizagem no ensino superior - contributos para a qualidade da aprendizagem e para o sucesso académico
Maria Elisa Rolo Chaleta
Universidade de Évora (UE)
Monitorização de Indicadores de Saúde Infanto-Juvenil: Impacto na Educação para a Saúde
Carlos Manuel de Sousa Albuquerque
Instituto Politécnico de Viseu (IPV)
As novas núpcias da qualificação no Alentejo
José Carlos Bravo Nico
Universidade de Évora (UE)
Trabalhar em Rede na Educação? Discursos e estratégias do poder autárquico em torno do sucesso e abandono escolares
Helena Costa Araújo
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE/UP)
Xplika Internacional - análise comparada do mercado das explicações em cinco cidades capitais
Jorge Adelino Costa
Universidade de Aveiro (UA)
Avaliação do Desempenho Docente: compreendendo a sua complexidade para a tomada de decisões fundamentadas na investigação
Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa
Universidade de Aveiro (UA)
RED- Rendimento Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses
António José Santos Neto
Universidade de Évora (UE)
A vida em mudança - A literacia na educação de adultos
Maria de Lourdes da Trindade Dionísio
Universidade do Minho (UM)
Formulação de Questões sobre Textos de Ciências
Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz Rebelo
Associação para o Desenvolvimento do Departamento de Física da Universidade de Coimbra (ADDFUC/FCT/UC)
Educação em Ciências para a Cidadania através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas
LAURINDA SOUSA FERREIRA LEITE
Universidade do Minho (UM)
Plataforma de Aprendizagem Colaborativa de Matemática
Luiz Felipe Rocha de Faria
Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP/IPP)
Cyberbullying - um diagnóstico da situação em Portugal
João da Silva Amado
Universidade de Coimbra (UC)
ELO - Observatório de Liderança Educacional
Jorge Adelino Costa
Universidade de Aveiro (UA)
(Re)definição de uma rede de Ensino Superior em Portugal: desafios decorrentes da demografia, do crescimento económico e da coesão regional
Maria da Conceição Peixe Rego
Universidade de Évora (UE)
Cuidadores Informais do Idoso: do levantamento das necessidades ao desenvolvimento de estratégias de intervenção
Dayse Cristine Dantas Brito Neri de Souza
Universidade de Aveiro (UA)
Mudanças na profissão académica: Uma perspectiva comparativa
Rui Armando Gomes Santiago
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES)