Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Skip nav

Projetos conjuntos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico com a National Natural Science Foundation of China (NSFC) - 2016-2018

EM DESTAQUE

Ao I Concurso de Cooperação entre a FCT e a NSFC foram submetidas 29 candidaturas, das quais resultaram 3 projetos financiados.

DOCUMENTOS

DATAS IMPORTANTES:

  • Período de candidaturas: até 29 fevereiro 2016 (Terminado)

INFORMAÇÃO GERAL

Com o objeticvo de apoiar e incentivar a cooperação entre entidades de investigação, universidades e instituições de investigação na China e em Portugal, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a National Natural Science Foundation of China (NSFC) informam que se encontra aberto concurso bilateral, para o financiamento de projetos conjuntos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico, na área das Ciências do Mar, desenvolvidos em estreita colaboração por equipas de investigação portuguesas e chinesas.

Esta oportunidade surge no âmbito do Protocolo assinado entre as duas entidades, em Julho de 2015.

FINANCIAMENTO

A FCT disponibiliza para as equipas portuguesas o montante global de 300.000€. O valor máximo atribuído pela FCT a cada projeto selecionado é de 100.000 €. A NSFC disponibiliza como contrapartida o cofinanciamento para as equipas chinesas.
O prazo de duração do financiamento aos projetos bilaterais conjuntos é limitado a trinta e seis meses.

DESTINATÁRIOS E ELEGIBILIDADE

Pela FCT, podem candidatar-se, individualmente ou em associação, equipas de investigação de Instituições do Ensino Superior, seus Institutos e Centros de I&D; Laboratórios Associados; Laboratórios do Estado; Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de Ciência e Tecnologia; empresas desde que inseridas em projetos liderados por Instituições de I&D públicas ou privadas sem fins lucrativos; outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.

Os candidatos chineses deverão consultar o regulamento para o concurso no site da NSFC.

APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

Os candidatos devem proceder ao preenchimento do Formulário de Candidatura que deverá ser apresentado em língua inglesa.

A candidatura do projeto conjunto deve ser submetida, no formulário apropriado, em formato pdf, simultaneamente, pela equipa portuguesa, para a FCT, e pela equipa chinesa, para a NSFC online submission system.

As candidaturas deverão ser acompanhadas de uma Declaração de Compromisso.

PRAZO DA CANDIDATURA:

O concurso encontra-se aberto até às 16:00 (hora de Lisboa) do dia 29 de fevereiro de 2016.

AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATURAS

As propostas serão avaliadas usando um sistema de revisão por pares, com base no mérito científico e relevância da proposta, conduzido de modo independente pela FCT e NSFC. Por parte da FCT, a avaliação será realizada por um painel de avaliação internacional. Após a avaliação das propostas, proceder-se-á à reunião da Comissão Mista entre FCT e a NSFC para decidir quais as propostas a serem apoiadas.

CONTACTOS:

Todas as questões relacionadas a este Concurso devem ser dirigidas para:

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Edital do Concurso.