Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Skip nav

Sobre a FCT

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) é a agência pública nacional de apoio à investigação em ciência, tecnologia e inovação, em todas as áreas do conhecimento. Tutelada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a FCT iniciou atividades em agosto de 1997 sucedendo à Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT). Desde 1 de março de 2012, a FCT sucede à UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P. na responsabilidade pela coordenação das políticas públicas para a Sociedade da Informação em Portugal. Em 1 de outubro de 2013, a FCT assumiu as atribuições e competências da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).

Visão

A visão da FCT é:

  • Tornar Portugal numa referência internacional em ciência, tecnologia e inovação
  • Assegurar que o conhecimento gerado pela investigação científica é plenamente utilizado para o crescimento económico e o bem-estar dos cidadãos.

Missão

A missão da FCT é promover continuadamente o avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, atingir os mais elevados padrões internacionais de qualidade e competitividade em todos os domínios científicos e tecnológicos, e estimular a sua difusão e contribuição para a sociedade e o tecido produtivo.

A FCT prossegue a sua missão através da atribuição, em concursos com avaliação por pares, de bolsas e contratos a investigadores, financiamento a projetos de investigação e desenvolvimento, apoio a centros de investigação competitivos e a infraestruturas de investigação de ponta. A FCT assegura a participação de Portugal em organizações científicas internacionais, promove a participação da comunidade científica nacional em projetos internacionais e estimula a transferência de conhecimento entre centros de investigação e a indústria. Em estreita colaboração com organizações internacionais, a FCT coordena as políticas públicas para a Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal. A FCT assegura também o desenvolvimento dos meios nacionais de computação científica, promovendo a instalação e utilização de meios e serviços avançados e a sua articulação em rede.

Os resultados da atividade da FCT são, em última análise, as contribuições acrescidas dos indivíduos, grupos de investigação e instituições que financia.

Orçamento

O orçamento da FCT tem contribuições maioritárias do Orçamento do Estado e dos fundos estruturais da União Europeia.

A maior parte do financiamento atribuído pela FCT é plurianual. O valor executado em cada ano reflete assim os financiamentos atribuídos em anos anteriores. Da mesma forma, os financiamentos atribuídos através dos concursos abertos em 2019 irão refletir-se na execução dos anos seguintes.