This website was discontinued on 20/12/2022. Visit the new website at www.fct.pt.

Saltar navegação

News

13-04-2022

FCT PhD Studentships Call received 3130 applications

(Only Available in Portuguese)

Terminou a 7 de abril de 2022 o período de candidaturas ao Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2022. O concurso visa a atribuição de 1450 bolsas e recebeu um total de 3130 candidaturas, das quais 2107 foram submetidas no último dia do período de candidatura. A FCT prevê que os resultados provisórios do concurso sejam anunciados no final de julho.

A idade média dos candidatos neste concurso é de 30 anos, representando as mulheres 56% do total das candidaturas. Quanto a tipologia de bolsa, 83% candidatos pretendem realizar o seu doutoramento em instituições nacionais, 15% em regime misto (Portugal e estrangeiro) e apenas 2% integralmente no estrangeiro.

Os candidatos estrangeiros representam 32%, mais 2% que no concurso de 2021, e são provenientes de um total de 77 países, quando no ano passado estavam representados 71. Os países com mais candidatos a concurso são Brasil (47%), Itália (8%), Irão (7%) e Espanha (4%).

As áreas científicas com mais representação nas candidaturas são Ciências da Engenharia e Tecnologia (24,1 %), Ciências Sociais (23,2%) e Humanidades (16,7%).

Este ano, o concurso teve pela primeira vez uma linha específica para bolsas de investigação cujos planos de trabalho decorram total ou parcialmente em entidades não académicas, designadamente em empresas, laboratórios colaborativos, centros de tecnologia e inovação, centros de interface tecnológico, entidades da administração pública ou entidades do terceiro setor. Registaram-se 130 candidaturas para esta linha, representando 4,2% do total das candidaturas recebidas.

As Bolsas de Investigação para Doutoramento da FCT são subsídios atribuídos competitivamente para apoiar a formação avançada em todas as áreas do conhecimento para a obtenção do grau académico de Doutor. Estas bolsas permitem que os estudantes de doutoramento se dediquem em exclusivo à sua investigação, contribuindo deste modo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Atualmente, a FCT tem mais de 7000 bolsas de doutoramento em curso. Em 2021 foram iniciadas 2800 novas bolsas de doutoramento.

O apoio da FCT na área da formação avançada corresponde a um investimento anual de cerca de 100M€. A este financiamento acresce o pagamento de propinas diretamente às instituições de ensino superior e o seguro de acidentes pessoais de que os bolseiros beneficiam que, em conjunto, representam cerca de 16,5M€.

Todas as informações sobre este concurso são publicadas na página Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2022.

origem_candidatos

area_cientifica

News archive ›