This website was discontinued on 20/12/2022. Visit the new website at www.fct.pt.

Saltar navegação

News

06-12-2022

FCT holds sessions on Science Contribution for Sustainable Development

(Only available in Portuguese)

A FCT vai realizar três sessões sob a temática “Contributo da Ciência para o Desenvolvimento Sustentável - pessoas | prosperidade | planeta”, nos próximos dias 12, 13 e 14 de dezembro, no Auditório D. Pedro IV, em Lisboa. A iniciativa contará com a participação de investigadores cujos planos de trabalho estão estreitamente relacionados com várias problemáticas relevantes no contexto dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda das Nações Unidas para 2030. A entrada é livre e requer inscrição prévia. Consulte o programa.

2022_12_06_Banner_Evento_ODS_PT

A Agenda das Nações Unidas para 2030 é um plano de ação com o objetivo de erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável, envolvendo e responsabilizando todos os Estados e outras partes interessadas na sua implementação. É uma agenda universal, assente em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, que pressupõe a integração desses ODS nas políticas, processos e ações desenvolvidas nos planos nacional, regional e global.

No plano regional europeu, a União Europeia (UE) tem vindo a estabelecer uma nova abordagem para garantir o crescimento e a sustentabilidade na sua tripla dimensão - económica, social e ambiental -, visando a integração plena dos ODS no quadro político europeu, identificando as principais preocupações em matéria de sustentabilidade e os esforços necessários para se alcançarem os 17 ODS.

Neste sentido, estas sessões sobre o “Contributo da Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”, promovidas pela FCT, procurarão reunir os investigadores com projetos que abordam as problemáticas relevantes no contexto dos 17 ODS, com a finalidade de se potenciar a transferência de conhecimento para a sociedade e a criação de novas parcerias e consórcios com vista ao desenvolvimento dos próprios ODS. Este encontro tem ainda como objetivo o estabelecimento de sinergias entre investigadores distribuídos por instituições em diversos pontos do país, potenciando abordagens inovadoras e de cariz multidisciplinar que não seriam possíveis de outra forma.

A realização destas sessões é financiada pelo programa PO Lisboa. 

News archive ›