Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Saltar navegação

Notícias

31-01-2017

FCT divulga resultados do Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento e Pós-doutoramento 2016

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia divulgou hoje os resultados do Concurso aberto em 2016 para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento. Foram atribuídas 800 bolsas de doutoramento e 400 de pós-doutoramento, num total de 1.200 bolsas, representando um aumento de cerca de 30% relativamente ao número de bolsas atribuídas na mesma fase do concurso de 2015.

As bolsas de investigação são um subsídio atribuído aos investigadores para realizarem atividades de natureza científica e tecnológica em regime de dedicação exclusiva. O processo de atribuição de bolsas incluiu diversas fases entre a candidatura e a divulgação dos resultados. Após submissão, e depois de verificada a sua admissibilidade, as candidaturas foram avaliadas separadamente por dois investigadores reconhecidos em cada área científica, tendo ainda sido usado peritos externos sempre que necessário.

No concurso de 2016 foram submetidas 5262 candidaturas, tendo sido avaliadas 4.406 candidaturas – 2.392 de Doutoramento e 2.014 de Pós-Doutoramento – por 464 avaliadores de 39 painéis científicos. A taxa de sucesso das candidaturas foi assim de 27%. O valor equivalente no concurso de 2015 foi de 24%.

Os bolseiros agora selecionados para financiamento podem fixar a data de início do seu plano de trabalhos entre 1 de outubro de 2016 e 1 de setembro de 2017. Nos casos em que o plano de trabalhos tenha sido iniciado antes da assinatura do contrato de bolsa, os valores referentes aos meses entretanto decorridos serão pagos retroativamente.

Após a avaliação individual de todas as candidaturas, os investigadores de cada painel reuniram-se presencialmente para consensualizar as avaliações no contexto da sua área disciplinar e ordenar os candidatos por tipologia de bolsa. Mediante o financiamento disponível, a FCT propôs o financiamento dos candidatos mais bem colocados em cada painel. Todos os candidatos foram entretanto informados da proposta de financiamento e têm acesso aos comentários do painel que justificam a classificação atribuída à sua candidatura. Após a notificação, e em caso de discordância com a proposta de classificação, os candidatos têm até 10 dias para apresentar os seus argumentos junto do painel em sede de Audiência Prévia.

Em 2017, a FCT vai antecipar significativamente o calendário do concurso de bolsas de doutoramento. Tal como anunciado, o período para submissão de candidaturas do Concurso de 2017 para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento irá decorrer durante o próximo mês de março. A documentação relativa a este concurso será divulgada nos próximos dias.

Veja o número de bolsas atribuídas por painel.

Arquivo de notícias ›