Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Saltar navegação

Notícias

28-07-2021

Resultados do Concurso de Projetos IC&DT em todos os domínios científicos

A FCT comunicou hoje os resultados do Concurso de Projetos de IC&DT em todos os domínios científicos a todos os candidatos. Foram selecionados 551 projetos para financiamento, representando um investimento de 74,9 milhões de euros suportado através do orçamento de fundos nacionais da FCT. A lista dos projetos recomendados para financiamento e o resumo dos resultados do concurso estão disponíveis aqui.

Este concurso, com uma dotação orçamental de 75 milhões de euros, apoia duas tipologias de projetos:

  • Projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IC&DT), com uma duração de 36 meses e financiamento máximo por projeto de 250 mil euros, com uma dotação de 60 milhões de euros;
  • Projetos de investigação de caráter exploratório (PeX), com uma duração de 18 meses e financiamento máximo por projeto de 50 mil euros, com uma dotação de 15 milhões de euros.

Os 246 projetos de IC&DT recomendados para financiamento estão distribuídos pelos seguintes domínios científicos: Ciências Médicas e da Saúde – 17,9%, Ciências da Engenharia e Tecnologias – 24,8%, Ciências Naturais – 18,3%, Ciências Sociais – 11,8%, Ciências Exatas – 11,8%, Ciências Agrárias – 8,9% e Humanidades – 6,5%. 

Os 305 projetos PeX recomendados para financiamento estão distribuídos pelos seguintes domínios científicos: Ciências Médicas e da Saúde – 25,9%, Ciências da Engenharia e Tecnologias – 14,1%, Ciências Naturais – 18,7%, Ciências Sociais – 13,1%, Ciências Exatas – 13,8%, Ciências Agrárias – 6,2% e Humanidades – 8,2%. 

Os investigadores principais que lideram os projetos financiados são na maioria mulheres, representando 55,2% do total, e 12,2% são investigadores estrangeiros, de 22 nacionalidades, que trabalham em centros de investigação em Portugal e lideram 67 dos projetos selecionados.

As candidaturas decorreram de 28 de janeiro a 10 de março deste ano. Foram submetidas 4882 candidaturas das quais 4870 candidaturas foram admitidas para avaliação, em conformidade com os termos do aviso de abertura de concurso. Após avaliação, só 3371 candidaturas (69,2% das candidaturas avaliadas) tiveram a classificação mínima que lhes permitiu ser elegíveis para financiamento. A taxa de sucesso do concurso em % do total de candidaturas elegíveis para financiamento foi de 8,7% para os projetos de IC&DT e de 56,7% para os projetos exploratórios.

As candidaturas foram avaliadas por 33 painéis de avaliação, em diferentes áreas científicas, tendo participado na avaliação 577 avaliadores externos estrangeiros distribuídos por 34 nacionalidades e dos quais 50,6% eram mulheres. Cada proposta foi avaliada e classificada pelo mérito científico e caráter inovador do projeto, mérito científico da equipa de investigação, exequibilidade do programa de trabalhos e contributo para a acumulação de conhecimentos e competências. Em cada painel, as propostas foram ordenadas pela sua classificação e a seleção foi feita de modo a que a taxa de sucesso fosse semelhante em todos os painéis de avaliação em termos de volume de financiamento elegível solicitado. 

O processo de avaliação teve uma duração de 4,7 meses entre o fim do prazo de submissão de candidaturas e a comunicação de resultados provisórios. Estes 551 novos projetos acrescem aos 2274 projetos de IC&DT que se encontram atualmente em execução e financiados pela FCT.

O concurso de projetos de IC&DT em todas as áreas científicas tem uma periodicidade anual e integra o conjunto dos grandes concursos estruturantes da FCT, cuja calendarização está estabelecida até 2022 e publicada no site.

Arquivo de notícias ›