Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Saltar navegação

Notícias

03-12-2021

Presidente da FCT galardoada com Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo

Helena Pereira, Presidente do Conselho diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), é a distinguida com o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo 2020 atribuído pelo Instituto Superior Técnico (Técnico). O prémio será entregue numa cerimónia que terá lugar no próximo dia 6 de dezembro, segunda-feira, a partir das 14h30, no salão nobre do Técnico.

Helena Pereira, antiga aluna do Técnico, vence na categoria de Role Model – aluna com mais de 15 de anos de carreira. É professora catedrática no Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa. Foi vice-presidente da FCT de 2017 a 2019, tendo sido depois nomeada Presidente do Conselho Diretivo da FCT, cargo que desempenha até aos dias de hoje. Licenciada em Engenharia Química-Industrial pelo Instituto Superior Técnico, doutorada (Dr. rer. nat.) pela Faculdade de Biologia da Universidade de Hamburgo, Alemanha e agregada pelo Instituto Superior de Agronomia, a sua área de investigação tem sido as florestas e os produtos florestais, incluindo a bioenergia e as biorrefinarias, numa perspetiva integrada e multidisciplinar. Desde sempre demonstrou interesse e empenho na questão do género na investigação e foi presidente da Amonet, a Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas.

Na menção do júri, o prémio é atribuído a Helena Pereira pelo “reconhecimento da sua participação ativa e empenhada na docência universitária e na gestão académica e de ciência e tecnologia, destacando-se o esforço meritório de exercer exigentes cargos públicos de alto nível ao serviço da comunidade académica e científica. Contribuiu para o progresso da ciência, sendo reconhecida pela comunidade científica internacional e nacional.”

O prémio distingue também nesta edição Maria Teresa Parreira, na categoria Young Alumna, pelo seu percurso académico, envolvimento em atividades extracurriculares e pelo desempenho na sua formação e dissertação de mestrado.

O Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo foi instituído, em 2016, pelo Técnico como forma de promover a relevância e a igualdade de género no Instituto, e reconhecer o papel crucial que as mulheres desempenham em todas as áreas da Engenharia. Nas edições anteriores foram galardoadas Maria da Graça Carvalho (2016), Isabel Vaz (2017), Manuela Veloso (2018) e Paula Panarra (2019).

Mais informação na página do prémio e brochura da sessão.

Transmissão em direto via webstreaming

Arquivo de notícias ›