Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Saltar navegação

Notícias

10-01-2022

FCT e Fundação ”la Caixa” renovam Acordo-Quadro de Colaboração

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e Fundação ”la Caixa” assinaram hoje um novo Acordo-Quadro de Colaboração, na presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, e Artur Santos Silva, Curador da Fundação ”la Caixa”.

Este acordo reforça a cooperação entre as duas instituições renovando por mais três anos a parceria estabelecida em 2018 com vista ao financiamento conjunto de projetos de investigação em Portugal, integrados em três programas da Fundação “la Caixa”:  o Programa CaixaResearch Investigação em Saúde, o Concurso de Investigação Social e o Programa Promove - O Futuro do Interior, aos quais se junta agora o Programa CaixaResearch Validate.

A parceria, iniciada em 2018, assenta atualmente no apoio conjunto a projetos em três linhas de financiamento e valorização de projetos de investigação e inovação:

  1. Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica – i4b, iniciada em 2018, a partir do Programa da Fundação ”la Caixa”  CaixaResearch de Investigação em Saúde, com quatro edições já concluídas e 30 projetos já em curso liderados por instituições nacionais de I&D, estando em curso a avaliação das candidaturas submetidas à quinta edição desta iniciativa;
  2. Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Social – i4s, iniciada em 2020, no quadro do concurso de Investigação Social da Fundação ”la Caixa”, com duas edições em Portugal  já concluídas e 6 projetos ativos coordenados por investigadores portugueses, sendo hoje mesmo publicada a terceira edição;
  3. Programa Promove, lançado pela Fundação ”la Caixa” em 2018 e que conta com a colaboração da FCT desde 2020 numa edição que permitiu o apoio a 19 projetos orientados para a promoção das regiões do interior de Portugal através da investigação e inovação, estando neste momento aberto novo concurso até 19 de janeiro. 

Todas as iniciativas no âmbito desta parceria FCT e a Fundação ”la Caixa” têm em comum o princípio de financiamento em partes iguais  (“matching funds”), através do qual a FCT iguala a contribuição da ”la Caixa” para projetos de investigação e inovação a realizar em Portugal que venham a ser selecionados como os melhores em cada concurso anual promovido no âmbito de cada uma das iniciativas. Desde 2018 e no âmbito destas iniciativas, já foram contratualizados mais de 22 milhões de euros através do apoio a projetos liderados por instituições de I&D nacionais, representando um significativo investimento partilhado que reflete o esforço da cooperação institucional entre fundações públicas e privadas.

Estas iniciativas de colaboração enquadram-se nas políticas consagradas no programa goPORTUGAL - Parcerias Globais em Ciência e Tecnologia, lançado também em 2018 para valorizar o processo de internacionalização da investigação científica e tecnológica em Portugal, desenvolvendo a criação de emprego científico e qualificado e fomentando a criação e crescimento de novas empresas de base científica e tecnológica.

Mais informação:
Página dos Acordos de Cooperação Científica e Tecnológica entre a FCT e a Fundação "la Caixa"

Arquivo de notícias ›