Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Saltar navegação

Notícias

27-07-2022

Resultados do Concurso de Projetos IC&DT em todos os domínios científicos de 2022

A FCT comunicou hoje os resultados do Concurso de Projetos de I&D em Todos os Domínios Científicos - 2022 a todos os candidatos. Foram selecionados 630 projetos para financiamento, representando um investimento de 74,8 milhões de euros, suportado por fundos nacionais através do orçamento da FCT. A lista dos projetos recomendados para financiamento e o resumo dos resultados do concurso estão disponíveis aqui. O detalhe dos resultados de cada candidatura deverá ser consultado pelo Investigador Responsável na plataforma myFCT.

Este concurso apoia duas tipologias de projetos:

  • Projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IC&DT), com uma duração de 36 meses e financiamento máximo por projeto de 250 mil euros, com uma dotação de 55 milhões de euros;
  • Projetos de investigação de caráter exploratório (PeX), com uma duração de 18 meses e financiamento máximo por projeto de 50 mil euros, com uma dotação de 20 milhões de euros.

projetos_2022

Os 225 projetos de IC&DT recomendados para financiamento estão distribuídos pelos seguintes domínios científicos: Ciências Médicas e da Saúde – 17,8%, Ciências da Engenharia e Tecnologias – 25,3%, Ciências Naturais – 17,3%, Ciências Sociais – 12,4%, Ciências Exatas – 11,6%, Ciências Agrárias – 8,4% e Humanidades – 7,1%.

Os 405 projetos PeX recomendados para financiamento estão distribuídos pelos seguintes domínios científicos: Ciências Médicas e da Saúde – 23,0%, Ciências da Engenharia e Tecnologias – 18,8%, Ciências Naturais – 21,0%, Ciências Sociais – 11,1%, Ciências Exatas – 11,1%, Ciências Agrárias – 7,7% e Humanidades – 7,4%.

Os investigadores que lideram os projetos financiados são na maioria mulheres, representando 55,7% do total, e 11,3% são investigadores estrangeiros, de 22 nacionalidades, que trabalham em centros de investigação em Portugal e lideram 71 dos projetos selecionados.

O período de submissão de candidaturas decorreu de 8 de fevereiro a 11 de março deste ano. Foram submetidas 4101 candidaturas das quais 4093 candidaturas foram admitidas para avaliação, em conformidade com os termos do aviso de abertura de concurso. A taxa de sucesso do concurso em percentagem do total de candidaturas admitidas para avaliação foi de 8,3% para os projetos de IC&DT e de 29,0% para os projetos exploratórios. A taxa de sucesso global do Concurso, considerando as candidaturas de ambas as tipologias, foi de 15,4%.

As candidaturas foram avaliadas por 33 painéis de avaliação, em diferentes áreas científicas, tendo participado na avaliação 557 avaliadores afiliados a instituições estrangeiras distribuídos por 35 nacionalidades e dos quais 53% são mulheres. Cada proposta foi avaliada e classificada pelo mérito científico e caráter inovador do projeto, mérito científico da equipa de investigação, exequibilidade do programa de trabalhos e contributo para a acumulação de conhecimentos e competências. Para cada painel de avaliação e para cada tipologia de projeto foi calculada uma percentagem da dotação total afeta ao concurso, de acordo com o montante total do financiamento solicitado pelas candidaturas que obtiveram um mérito do projeto igual ou superior a 7, conforme previsto no Aviso para Apresentação de Candidaturas.

O processo de avaliação teve uma duração de 4,7 meses entre o fim do prazo de submissão de candidaturas e a comunicação de resultados provisórios. Estes 630 novos projetos acrescem aos 2301 projetos de I&D que se encontram atualmente em execução e financiados pela FCT.

Arquivo de notícias ›