Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Saltar navegação

Notícias

11-10-2022

Concursos de Projetos Exploratórios da CMU Portugal, MIT Portugal e UT Austin Portugal

Estão abertas as candidaturas aos concursos de Projetos Exploratórios no âmbito das parcerias Internacionais da FCT - CMU Portugal, MIT Portugal e UT Austin Portugal, abriram dia 11 de outubro e vão decorrer até às 17h00 (hora de Lisboa) do dia 17 de novembro de 2022.

city_connections

As propostas a concurso deverão configurar projetos científicos disruptivos, de alto risco, mas com um elevado potencial de impacto, passíveis de posterior desenvolvimento e valorização dos resultados científicos obtidos.

O programa UT Austin Portugal procura mobilizar equipas de investigadores do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) e da Universidade do Texas em Austin (UT Austin) e ainda parceiros empresariais para atividades de investigação. Os projetos a apoiar deverão ser capazes de estimular a capacidade de inovação em ciência e tecnologia em Portugal e promover a competitividade internacional do país, privilegiando oportunidades associadas à economia de dados enquanto motor de crescimento e mudança. Este concurso abrange as seguintes áreas temáticas: Computação Avançada; a Física Médica para Terapias Emergentes contra o Cancro; os Nanomateriais para Novos Mercados; e as Interações Espaço-Terra. Os projetos serão apoiados por um período máximo de 12 meses, estando prevista uma dotação orçamental global de 400 mil euros para o concurso.

O programa da Carnegie Mellon University (CMU) pretende juntar equipas de investigadores de instituições portuguesas, da CMU e de parceiros empresariais no desenvolvimento de atividades de investigação que promovam a competitividade e a capacidade de inovação em ciência e tecnologia na internacionalização de Portugal na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Procuram-se candidaturas na área das TIC, com especial foco nas oportunidades oferecidas pela economia de dados enquanto motor de crescimento e mudança. Para este concurso está prevista uma dotação orçamental de 400 mil euros e cada projeto será apoiado pelo prazo de 12 meses.

As candidaturas do programa MIT Portugal devem visar o desenvolvimento de atividades de investigação entre entidades do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), parceiros públicos e privados e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), com vista à criação de soluções inteligentes que promovam a competitividade da economia portuguesa e estimulem abordagens multidisciplinares. A dotação orçamental prevista é de 400 mil euros, sendo que o limite máximo de financiamento de cada projeto é de 50 mil euros. Os projetos devem abordar as seguintes áreas temáticas: Alterações Climáticas e Ciência do Clima; Sistemas Terrestres: dos Oceanos para o Espaço; Transformação Digital na Indústria; Cidades Sustentáveis; e Ciência de Dados.

As Parcerias Internacionais são uma colaboração estratégica entre Portugal e Universidades estrangeiras reconhecidas como líderes mundiais nas suas áreas. Têm como objetivo apoiar a internacionalização da ciência e da tecnologia nacionais através de uma plataforma de educação, investigação e inovação, com impacto e benefícios económicos e sociais. As primeiras Parcerias, com o Massachussetts Institute of Technology (MIT), a Carnegie Mellon University (CMU) e a University of Texas at Austin (UTA), foram lançadas entre 2006 e 2007 pelo Governo da República Portuguesa, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e com o apoio do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).

 Estes programas estão, desde 2018, incluídos na iniciativa GoPortugal – Global Science and Technology Partnerships Portugal - que expande os objetivos iniciais associando-os ao estimulo do desenvolvimento científico e empresarial, à promoção e afirmação de Portugal no mundo através da valorização científica e económica, e à agenda inovadora sobre “Interacções Atlânticas”. Os concursos agora abertos fazem parte da 3 edição dos projetos exploratórios da fase que iniciou em 2018, tendo sido aprovados nas edições anteriores 45 projetos, num financiamento total de 2.398.605,43 €.

 Mais informações nas páginas dos programas CMU Portugal, MIT Portugal, UT Austin Portugal.

Arquivo de notícias ›