This website was discontinued on 20/12/2022. Visit the new website at www.fct.pt.

Saltar navegação

News

23-03-2022

18th edition of the L'Oréal Portugal Medals of Honour for Women in Science

(Only Available in Portuguese)

Foram conhecidas hoje, 23 de março, as quatro jovens investigadoras portuguesas que venceram a 18.ª edição das Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência, uma iniciativa conjunta entre a L’Oréal Portugal, a Comissão Nacional da UNESCO e a FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que se realiza em Portugal desde 2004.

Investigação sobre cancro, microcefalia, comportamentos aditivos e preservação de aves aquáticas são as áreas dos quatro projetos premiados. Edna Correia - CESAM, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Carina Cunha - Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde, Universidade do Minho; Sandra Tavares - i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde; e Sara Bandarra - Algarve Biomedical Center - Research Institute, Associação para o Desenvolvimento do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve, viram os seus projetos de investigação ser distinguidos, com um prémio no valor de 15 000 mil euros cada.

As investigadoras, doutoradas ou pós-doutoradas nas suas áreas de especialização e com idades compreendidas entre os 32 e os 35 anos, foram selecionadas entre mais de 72 candidatas por um júri científico, presidido pelo Professor Alexandre Quintanilha.

ercgrants

SANDRA TAVARES

Investigadora no i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde

Pós-Doutorada em Biologia do Cancro, pela University Medical Center Utrecht, Países Baixos, Sandra Tavares, pretende através da sua investigação simular pequenos tumores em laboratório para ajudar a tratar o Cancro da Mama Triplo-Negativo. Este representa cerca de 15% da incidência de cancros de mama invasivos e devido ao seu nível de agressividade e rápida metastização dispõe de escassas opções terapêuticas dirigidas.

 

ercgrants

CARINA SOARES-CUNHA

Investigadora no ICVS - Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Universidade do Minho

Compreender e prevenir comportamentos de adição passa, necessariamente, pelo estudo do cérebro e por um conhecimento mais aprofundado do núcleo accumbens – uma das áreas responsável pela sensação de prazer que se gera após um estímulo externo. Carina Soares-Cunha, Pós-Doutorada em Neurociências pelo Zuckerman Institute, Columbia University, Estados Unidos, pretende com a sua investigação identificar os grupos de neurónios específicos que são ativados em exposição a recompensas naturais ou a drogas de abuso e que se podem encontrar nesta região do cérebro. Procura por um lado, conhecer a localização objetiva destes neurónios, e por outro distinguir os que respondem a recompensas naturais dos que reagem a estímulos químicos.

 

ercgrants

SARA CARVALHAL

Investigadora no Algarve Biomedical Center

As doenças raras são um grande desafio para a comunidade científica e clínica. A microcefalia e alterações ao nível genético de reguladores da mitose – processo segundo o qual as células se multiplicam - são comuns a várias doenças raras, pelo que Sara Carvalhal, Doutorada em Filosofia pela Universidade de Dundee, Reino Unido, pretende compreender a relação das doenças raras com a mitose e estudar como é que estes reguladores da mitose funcionam no sistema neurológico.

 

ercgrants

EDNA CORREIA

Investigadora no CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar

Os arrozais do Estuário do Tejo poderão fornecer alimento para humanos e ser casa para outras espécies? Encontrar resposta para este desafio de equilibrar a gestão dos arrozais e a conservação da biodiversidade é o que pretende Edna Correia, Doutorada Biologia e Ecologia da mudança global pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com a sua investigação. Para isso, pretende perceber de que forma as zonas húmidas artificiais como os arrozais podem contribuir para a preservação de aves tradicionalmente associadas a zonas húmidas naturais. E também identificar o impacto destas aves na produção de arroz.

Em Portugal, as Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência já distinguiram 61 jovens investigadoras.

News archive ›