This website was discontinued on 20/12/2022. Visit the new website at www.fct.pt.

Saltar navegação

News

09-06-2022

Rudolph Ippen Young Scientist Award granted to FCT scholarship student

(Only available in Portuguese)

A European Association of Zoo and Wildlife Veterinarians a atribuiu o Rudolph Ippen Young Scientist Award de 2022 a Catarina Jota Baptista, bolseira de doutoramento da FCT na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O anúncio foi feito no passado dia 28 de maio.

O prémio, que recebeu o nome do Dr. Rudolf Ippen, pioneiro na área científica das patologias de animais selvagens, destina-se a veterinários em início de carreira com contribuições significativas para a produção de conhecimento ao nível da ciência veterinária de animais silvestres, medicina da conservação ou medicina de animais de zoo. A escolha do vencedor depende da qualidade da investigação e das publicações, da relevância internacional do trabalho, do potencial de contribuição inovadora para a área de estudo, entre outros, sendo este prémio um dos maiores reconhecimentos concedidos a médicos veterinários de fauna selvagem em início de carreira.

Catarina Baptista

A vencedora deste ano, Catarina Baptista, é detentora do grau de Mestre em Ciências Veterinárias, obtido na Universidade de Lisboa, e atualmente está no Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) da UTAD, desenvolvendo investigação de doutoramento sobre o papel dos micro e macromamíferos como sentinelas para a saúde ambiental e a ecotoxicologia. Para além de ter artigos publicados em revistas científicas, na área da medicina da conservação de vida selvagem e um capítulo, em coautoria, na Enciclopédia de Toxicologia (4ª edição), Catarina Baptista leciona a cadeira opcional de Medicina dos Animais Silvestres e da Conservação na Faculdade de Medicina Veterinária da ULisboa e é membro do European Hedgehog Research Group.

A jovem investigadora foi uma das selecionadas para financiamento de uma bolsa de doutoramento da FCT no Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento de 2021, destinado a investigadores, em qualquer área do conhecimento que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de Doutor. Atualmente, está em curso o processo de avaliação da edição de 2022 do concurso de bolsas, tendo as candidaturas encerrado no passado dia 7 de abril.

News archive ›