This website was discontinued on 20/12/2022. Visit the new website at www.fct.pt.

Saltar navegação

News

30-06-2022

President of FCT conducts Masterclass at the Instituto Superior de Agronomia

(Only available in Portuguese)

“The science and technology system in Portugal: how funding of researchers, institutions and projects impacted research and development” é o título da Masterclass que será proferida pela Presidente da FCT, Helena Pereira, hoje, dia 30 de junho, pelas 16h30, na Sala de Atos do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e online aqui.

Esta Masterclass surge no âmbito das unidades curriculares de Doutoramento Seminário de Engenharia Florestal e de Seminários de motivação científica, sendo que a Presidente da FCT abordará a temática do impacto do financiamento da ciência nos investigadores, instituições e projetos.

Helena Pereira, que termina o mandato como presidente da FCT este mês, apresentará também como o financiamento da ciência em Portugal, através da FCT, atingiu patamares de excelência operacional em comparação com instituições congéneres, quer em previsibilidade de concursos, como na qualidade dos processos de avaliação e na sua duração até à apresentação dos resultados, assim como na simplificação administrativa e desmaterialização dos processos.

A ciência em Portugal aumentou significativamente nos últimos 25 anos, diversificando as áreas de atuação e dos sectores que contribuem para a criação de conhecimento, tendo sido o financiamento da FCT determinante para o crescimento e a melhoria de todos os indicadores de produção de conhecimento e de qualificação científica.

A FCT celebra este ano 25 anos de financiamento da ciência em Portugal e assinala a data com um ciclo de eventos que se estende ao longo deste ano, em diferentes cidades e abordando temas de interesse para a comunidade académica e científica. O programa completo das comemorações e as sessões que já realizadas podem ser consultadas aqui.

News archive ›