Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Skip nav

Cooperação Internacional

INCO-Nets – Redes de Cooperação Internacional


Instrumento de cooperação em ciência, tecnologia e inovação entre os Estados-Membros da União Europeia e países terceiros situados em regiões estratégicas do mundo

As redes de cooperação internacional INCO-Nets são financiadas pela Comissão Europeia desde o 7º Programa-Quadro, com o objetivo de estabelecer e fortalecer a cooperação birregional em ciência, tecnologia e inovação, entre ministérios ou agências de financiamento. As INCO-Nets contam com duas fases, de 2009 a 2012 e de 2013 a 2017. Estas redes operacionalizam a cooperação em ciência e inovação entre cimeiras ministeriais, dos Estados-Membros da União Europeia, Comissão Europeia e países terceiros das regiões-alvo do mundo, com interesse estratégico de cooperação. As atividades realizadas combinam o diálogo político birregional com atividades bottom-up para a definição de agendas estratégicas de investigação e inovação, promoção do Programa-Quadro na região-alvo e formação de pontos de informação nacionais para o Programa-Quadro e mapeamento das atividades de investigação temática ao nível birregional. Durante a primeira fase destas redes identificaram-se as áreas da ciência e tecnologia de interesse estratégico com cada região. Na segunda fase, todas as atividades estão estruturadas em pilares temáticos no domínio da investigação e inovação. O trabalho desenvolvido e realizado nas INCO-Nets dá suporte à decisão política dos Estados-Membros e ao trabalho preparatório da cimeira seguinte e entre cimeiras da União Europeia e a região-alvo.

A cooperação em ciência e inovação birregional procura sinergias com outras políticas e ações de outros setores, bem como a complementaridade com ações bilaterais dos Estados-Membros da União Europeia.

À medida que a sociedade do conhecimento global se desenvolve, a cooperação científica internacional tem emergido como um novo pilar das relações externas, para além dos tradicionais da diplomacia, comércio e desenvolvimento da cooperação.


Objetivos das INCO-Nets

As INCO-Nets prosseguem os objetivos seguintes:

  • Incentivar novas parcerias com diversos tipos de atores, que através da investigação e inovação, enfrentam desafios globais que afetam a Europa e a região-alvo.
  • Permitir um melhor entendimento entre os setores público e privado ao nível birregional da ligação entre a investigação e inovação, bem como identificar e partilhar oportunidades para a cooperação através de redes e disseminação.
  • Realizar análise estratégica dos programas birregionais em investigação e inovação dos Estados-Membros da União Europeia com a região-alvo, nos desafios societais definidos, culminando na produção de recomendações.
  • Facilitar os intercâmbios que resultam em aprendizagens que auxiliam o diálogo político formal para a cooperação em investigação e inovação mais eficaz.

INCO-Nets terminadas em que a FCT participou


As INCO-Nets já terminaram. Poderá consultar outras oportunidades de financiamento na lista de concursos em curso.